Banda Guarany recebe novos uniformes após nove anos

Com investimento de R$ 10 mil os alunos agora possuem um conjunto que contêm, blazer, calça social, camisa social manga longa com bolso frontal e calção social

Tradicional em Teixeira Soares, criada em 1914 a Banda Guarany faz parte da cultura da cidade. Com 106 anos de história o grupo já foi considerado a melhor Banda Civil do Paraná em meados do século XX, sendo presença obrigatória nos eventos locais, se apresentando inclusive na Sessão Solene de Instalação do município.

Ao longo de toda sua história, o conjunto foi desativado e reativado inúmeras vezes. O último reinicio foi em 2011 e desde então o grupo vem operando sob o comando do Maestro Rodrigo Soares em um trabalho de reestruturação. Para 2020, a banda havia projetado o retorno às competições estaduais e nacionais, porém, devido à pandemia as atividades tiveram que ser adiadas.

Na última semana os músicos retornaram aos ensaios de forma individual após mais de quatro meses de paralisação e também puderam estrear seus novos uniformes. Com investimento de R$10mil, através de recursos próprios da Prefeitura de Teixeira Soares, os alunos agora possuem um conjunto que contêm, blazer, calça social, camisa social manga longa com bolso frontal e calção social. “Possuir esses uniformes é fundamental pra nós, pois isso garante a identidade da banda e há muitos anos estávamos precisando dessas vestimentas, que nos identificam tanto em eventos municipais que participamos, quanto para competições estaduais e nacionais que exigem uma padronização nas fardas dos integrantes”, conta o maestro da Banda.

Atualmente a banda possui 18 integrantes, que tocam suas notas em instrumentos de sopro, como clarinetes, bombardino, trompetes, trombones, além de instrumentos de percussão, como pratos e bateria. As aulas foram retomadas na última semana, porém acontecem individualmente. As atividades com a banda completa ocorrerão de acordo com as orientações sanitárias da Secretaria de Saúde.