Base descentralizada do SAMU é inaugurada em Prudentópolis

Jaqueline Lopes

Um grande serviço começou a operar em Prudentópolis e já salva muitas vidas. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) iniciou as atividades no município em 13 de agosto, e em 10 dias, cerca de 30 pessoas já foram atendidas. Na quarta-feira (24), houve a cerimônia oficial de inauguração e entrega da base descentralizada do SAMU na cidade.
O município conta com duas ambulâncias, uma Bravo (básica) e outra Alfa (avançada), que já atendem à população. A equipe é formada por seis profissionais neste primeiro momento, entre médicos, enfermeiro, socorristas/motoristas e técnicos de enfermagem. O serviço funciona todos os dias, 24h.
Para o prefeito Osnei Stadler, inaugurar o SAMU é um momento histórico para a saúde do município, pois vai salvar muitas vidas. “Esta é mais uma conquista da população que acreditou e acredita em nossos serviços. Estamos felizes e empenhados em buscar cada vez mais recursos à população. A saúde é uma prioridade de nossa gestão, e estamos nos esforçando para atrair mais benefícios nesta área”, disse.
O investimento inicial por parte da Prefeitura será de mais de R$ 160 mil, mensal, porém quando tiver aporte do Estado e União, com o co-financiamento, esse valor será reduzido. “Temos a certeza que muitas vidas serão salvas por essa equipe que atua com muito empenho e respeito à vida”, comenta o prefeito.
Marcelo Mazurechen, secretário municipal de Saúde, também destaca a importância do serviço e que vem complementar o atendimento à saúde do cidadão de Prudentópolis. “É uma grande conquista para o município, vem para salvar vidas, é a principal função do SAMU. É de grande valia o serviço, e a gente vem buscando e sonhando com isso para o bem da nossa população, e melhoria dos serviços de saúde”, destaca.

“(42) 3621-7192”

ESTE É O TELEFONE PARA ACIONAR O SAMU PRUDENTÓPOLIS. O 192 AINDA NÃO ESTÁ FUNCIONANDO NO MUNICÍPIO.


A diretora da 5ª Regional de Saúde, Janaina Fernanda Rodrigues Dias, diz que a 5ª Regional era a única do Estado que ainda não tinha a descentralização do SAMU e, agora, Prudentópolis deu um grande passo com as duas ambulâncias, que vão ajudar no atendimento à população e nas transferências.“Quero parabenizar ao secretário e ao prefeito, que através do esforço deles, junto ao Consórcio, à Regional e ao Governo do Estado, conseguiram trazer essas duas ambulâncias, que serão essenciais para salvar vidas e manter toda a rede de urgência e emergência”, comenta a diretora em entrevista ao portal Nossa Gente.


COMO VAI FUNCIONAR
O secretário de Saúde Mazurechen explica que Prudentópolis faz parte do SAMU regional. Através da Central de Regulação, que fica em Guarapuava, o modelo de atendimento móvel de emergência garantirá assistência aos vinte municípios que compõem o consórcio, representando uma população de cerca de 500 mil pessoas. Ao todo, são 13 ambulâncias Bravo e cinco Alfas.
Prudentópolis conta com duas ambulâncias, a Bravo, que fica o socorrista e o técnico em enfermagem, e outra Alfa (avançada), e tem um socorrista, enfermeiro e médico. O serviço também poderá atender outros municípios da Regional.
A equipe é de seis profissionais, com plantão de 12h, e todos receberam treinamento antes de começar a atuar. Para o médico que vai trabalhar no SAMU de Prudentópolis, Keller Calixto, é um momento de alegria para o município. “Ficamos felizes em fazer parte desta história. Saber o quanto essas ambulâncias farão a diferença para a população. Serão serviços avançados, em que todos ganham com esse atendimento”, disse em entrevista ao portal Nossa Gente.

“A saúde é uma prioridade da nossa gestão, e estamos nos esforçando para atrair mais benefícios nesta área”

Prefeito Osnei Stadler


Além de Prudentópolis, as bases descentralizadas do SAMU estão distribuídas em mais 10 municípios: Guarapuava, Candói, Cantagalo, Laranjeiras do Sul, Nova Laranjeiras, Palmital, Pinhão, Pitanga, Rio Bonito do Iguaçu e Turvo. Ainda, o serviço conta com um helicóptero para atendimento.
Para acionar o serviço, a pessoa deve ligar no telefone (42) 3621-7192 (SAMU PRUDENTÓPOLIS), o 192 ainda não está funcionando no município. Após receber atendimento nas unidades de saúde, a Secretaria deve encaminhar o paciente por meio de um agendamento, que vai identificar a necessidade e direcionar para os serviços habilitados.
A base descentralizada do SAMU está junto ao Centro de Exames e Especialidade (CEEMP), na Rua Rui Barbosa, nº 1780.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.