Campanha MuDáAlimento da Afubra arrecada 3,5 mil quilos de alimentos em Irati e Imbituva

Os 3,5 mil quilos de alimentos foram arrecadados pelas filiais de Irati e Imbituva

Esther Kremer

A Campanha MuDáAlimento – quem doa com amor, planta a esperança, faz parte do Projeto Verde é Vida, realizado pela Afubra. Este ano, em comemoração aos 30 anos do projeto, 30 mudas foram plantadas no Parque Ambiental de Imbituva e os 3.500 quilos de alimentos arrecadados pelas filiais de Irati e Imbituva foram doados para instituições de ambas as cidades.

A Campanha tem como objetivo a arrecadação de alimentos e a distribuição de mudas de árvores. Cada pessoa que fizer a doação de um quilo de alimento não-perecível, recebe uma muda de planta. O projeto ocorre em todas as filiais da Afubra no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O MuDáAlimento está em na segunda edição e no ano de 2020 arrecadou cerca de 27.341 quilos de alimentos não perecíveis e distribuiu 24.176 mudas de árvores nativas.

No ano de 2021, no dia 8 de agosto, o projeto Verde é Vida completou 30 anos de existência e o gerente da Afubra de Irati e Imbituva, Lázaro Böck, esteve presente no plantio das árvores. “É um enorme prazer nós podermos estar aqui encerrando e marcando os 30 anos do projeto Verde é Vida, este ano arrecadamos muito mais alimentos do que distribuímos mudas, pela sensibilidade das pessoas em ajudar o próximo”. Böck ainda fez um agradecimento a toda a população e aos colaboradores pelo sucesso da campanha.

Gerente Lázaro Böck e o prefeito de Imbituva, Celso Kubaski (Foto: Nilton Pabis)

 O prefeito de Imbituva, Celso Kubaski, comentou sobre a importância do projeto. “A importância é fundamental e agora a Afubra está trazendo aqui para Imbituva um pouco do que a natureza precisa, que é a renovação e o plantio”. Kubaski parabenizou e agradeceu a empresa por todo o esforço em ajudar o próximo.

A Syngenta foi uma das parceiras no MuDáAlimento e o representante da mesma, Celso Fidelis dos Santos, explicou como a empresa ajudou na campanha. “Não teve como a Syngenta ficar fora, a campanha faz parte do nosso modo de atuação no setor agrícola, para nós é uma grande satisfação e é uma iniciativa fantástica”, disse.

A Husqvarna também foi uma das patrocinadoras da campanha e o representante, Marcio Stanieski, deixou seu relato sobre a importância do plantio das árvores. “É uma campanha muito bonita, ainda mais agora que as pessoas estão precisando destes alimentos e a Husqvarna vem em conjunto com a Afubra, investindo nesses projetos sociais e ambientais, o meio ambiente e a população agradecem”, disse.  

Em Irati, o avaliador da Afubra, Emerson Luis Cararo, explica que o projeto conseguiu arrecadar cerca de 1.090 quilos de alimentos não-perecíveis que serão distribuídos para a Santa Casa de Irati, ANAPCI, para a Secretaria de Assistência Social e mais cinco cestas básicas que serão entregues à famílias em situação de vulnerabilidade social.

A diretora da ANAPCI, Denize Ditrich, relatou que as doações feitas pela campanha têm uma importância muito significativa para a instituição. “É o segundo ano que estamos recebendo esta doação da Afubra e esses alimentos vem para somar no cuidado para com as famílias dos pacientes. É uma iniciativa muito boa, é realmente uma parceria e nós só temos a agradecer”, explica Denize.

Entrega dos alimentos na ANAPCI (Foto: Jaqueline Lopes)

A Santa Casa de Irati foi uma das beneficiadas do projeto e o administrador, Sidnei Barankievicz, agradeceu em nome de todo o hospital. “Só temos a agradecer a Afubra e a comunidade em geral, isto ajuda muito no custo mensal que temos que gira em torno de 35 a 40 mil reais por mês em alimentos e toda doação é muito bem-vinda”, disse.

Entrega na Santa Casa de Irati (Foto: Jaqueline Lopes)

Projeto Verde é Vida nas escolas

O funcionário da Afubra, Carlos Stadler, explica o funcionamento do projeto Verde é Vida nas escolas dos municípios parceiros, onde são feitas diversas atividades com os alunos, desde a coleta de óleo saturado, onde a Afubra compra da escola esse material por R$ 0,50 o litro e no final do ano a empresa envia um cheque para a escola no valor de todo o óleo arrecadado, este cheque pode ser gasto nas lojas da Afubra. Outra ação é a coleta de sementes, onde o aluno e os familiares podem enviar sementes encontradas na natureza para a empresa, e assim, é feito um processo de identificação da espécie e pureza com a parceria da Universidade Santa Maria, depois é armazenada e enviada para viveiros, onde vão crescer e se desenvolver.

Fotos: Nilton Pabis e Jaqueline Lopes