CastraPet vai atender 217 animais em Prudentópolis no próximo mês

Kauana Neitzel com assessoria

A edição do CastraPet Paraná (Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos) chaga em Prudentópolis no próximo mês para atender mais de 200 animais de pequeno porte. Boa parte das vagas disponibilizadas já foram preenchidas, cerca de 200 pessoas procuraram a Prefeitura Municipal através da Secretaria do Meio Ambiente para candidatarem os bichinhos de estimação.


O mutirão no município vai acontecer nos dias 07 e 08 de março e vai contar com 217 vagas. Podem participar do programa cães e gatos, machos e fêmeas que possuam entre seis meses a sete anos de idade.

Ainda restam algumas vagas para completar o quadro de atendimento. Estás são distribuídas por espécie e sexo, são 25 vagas e mais 16 reservas para gatos machos, 12 reservas para gatas fêmeas e mais cinco vagas reservas para cachorro macho. A inscrição para castração do animal é totalmente gratuita. No momento da inscrição, os tutores vão receber as orientações de pré e pós-operatório para que as cirurgias aconteçam de forma segura.


Após a castração, as famílias recebem, gratuitamente, a medicação pós-operatória e aplicação de microchip eletrônico de identificação animal, além de receberem todas as orientações para cuidados pós-procedimento.


Simone S. Ziegmann Lopes, Gerente do Dpt. Operacional de Controle Fiscalização e Licenciamento Ambiental, ressalta a importância do projeto. “São cirurgias gratuitas, os donos dos animais não vão ter custo nenhum, além de receber a medicação e orientações para o bem estar animal. Para a inscrição pedimos que os donos levem, também, a média de peso dos animais”.


O Castrapet Paraná é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest) e do IAT (Instituto Água e Terra), em parceria com as prefeituras. A solicitação foi realizada através do vereador Maurício Bosak, por meio do ex-secretário do Desenvolvimento Ambiental e de Turismo do Paraná, atual deputado estadual, Márcio Nunes, idealizador do programa em 2019. A ação é uma iniciativa inédita no Brasil e o principal objetivo, é a prevenção de zoonoses e o controle populacional desenfreado de animais.

As inscrições abriram no dia 06 de fevereiro e seguem até o preenchimento das vagas. No momento da inscrição é preciso levar o RG e CPF do tutor, um comprovante de residência e o comprovante de baixa renda, podendo ser o cartão bolsa família, comprovante do CadÚnico ou o comprovante de renda atualizado de até dois salários-mínimos.


O prefeito Osnei Stadler comemora a chegada do programa no município, “Além de evitar doenças como o câncer, a castração evita a procriação desses animais, que terminam vítimas de abandono e, consequentement “Além de evitar doenças como o câncer, a castração evita a procriação desses animais, que terminam vítimas de abandono e, consequentemente, de maus-tratos nas ruas e, de maus-tratos nas ruas”.


Cadastro reserva
Caso seja identificado que houve o descumprimento das regras, normas e orientações, o animal poderá ser reprovado na avaliação clínica e terá o procedimento cancelado, por isso é realizado o preenchimento das vagas para fazer um cadastro de reservas, ou seja, entra na fila de espera.
Sendo que todas as vagas para cão (fêmea) já foram preenchidas. Não havendo mais vagas para essa espécie.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.