XII Conferência de Saúde debate temas importantes

Karina Ludvichak, com informações da Sec. de Saúde

Na última quarta-feira (15) aconteceu em Guamiranga, na Câmara de Vereadores, a XII Conferência Municipal de Saúde, que trouxe como tema central “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”. Estiveram presentes no encontro representantes das associações municipais, equipe da 4ª Regional de Saúde, vereadores e profissionais de saúde do município.


Segundo a coordenadora da Atenção Primária de Guamiranga, Regianne Betin, a Conferência visou debater a temática principal trazida através de documentação de orientação da 17ª Conferência Nacional de Saúde (CNS). “A decisão foi tomada em virtude da referência celebrativa aos 35 anos da promulgação da Constituição Cidadã e do Sistema Único de Saúde (SUS), que serão comemorados este ano”, explica a coordenadora.


Quem esteve à frente do evento, como palestrante, foi a psicóloga Maria de Lourdes do Carmo, que além do tema principal, debateu tópicos como: O Brasil que temos; O Brasil que queremos; O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia e amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.

A Conferência, presidida pela secretária de Saúde ,Glaci de Fatima dos S. Pacheco, e coordenada pela presidente do Conselho Municipal de Saúde com a participação e colaboração do controle social, teve como objetivos impulsionar, reafirmar e buscar a efetividade dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) garantido na Constituição Federal e na Lei Orgânica da Saúde, na perspectiva do fortalecimento do SUS.

O encontro debateu sobre tópicos importantes para a saúde do município – Foto: Sec. de Saúde de Guamiranga


Regianne comenta que, de acordo com o documento elaborado para a Conferência, o intuito era avaliar o SUS e propor condições de acesso à saúde, ao acolhimento e à qualidade da atenção integral; definir diretrizes e prioridades para as políticas de saúde locais, com base nas garantias constitucionais da Seguridade Social, no marco do conceito ampliado e associado aos Direitos Humanos; fortalecer o Controle Social no SUS e garantir formas de participação dos diversos setores da sociedade em todas as etapas da XII Conferência, além de avaliar a situação da Saúde no município.


Este também foi um momento de formular propostas, fixar e avaliar as Diretrizes Gerais da Política Municipal de Saúde, enquanto Políticas Públicas; eleger e homologar as Instituições, Órgãos e Entidades que irão compor o Conselho Municipal de Saúde de Guamiranga, Gestão 2023-2026; eleger delegados para participar da XIII Conferência Estadual de Saúde do Paraná, em local e data a ser definida pela Comissão Organizadora da Etapa Estadual.


As propostas aprovadas neste encontro devem ser encaminhadas para a XIII Conferência Estadual de Saúde do Paraná. As propostas aprovadas na XII Conferência servirão como diretrizes para subsidiar e atualizar tanto o Plano Municipal de Saúde quanto demais instrumentos de Gestão que demandem reporte às manifestas propostas da população.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.