Com obras finalizadas, novas casas serão entregues de graça a 34 famílias

Jaqueline Lopes e Assessoria Cohapar

Trinta e quatro famílias, que vivem em situação de vulnerabilidade social em Rio Azul, deixarão para trás as condições precárias onde residem ao receberem, nas próximas semanas, as chaves de suas novas moradias. Elas foram beneficiadas pelo programa estadual Vida Nova, coordenado pela Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar).
O projeto recebeu cerca de R$ 3 milhões de investimento do Governo do Estado por meio do Fundo Estadual de Combate à Pobreza. Os recursos são usados para subsidiar integralmente o custo dos imóveis aos beneficiários. A entrega das casas vai acontecer em breve e deve contar a com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior.
As obras já estão concluídas e, de acordo com o chefe do escritório regional da Cohapar, Elmar Vornes, as famílias foram selecionadas entre as inscritas no cadastro da Cohapar com renda de até três salários mínimos. “A Cohapar fez a análise e classificou as famílias para atender aqueles mais vulneráveis do município”, afirma o Vornes. “Entre elas, estão pessoas que moram em áreas de risco, condições precárias ou que pagam aluguel excessivo”, acrescenta.
Para o prefeito Leandro Jasinski, o programa Vida Nova, do Governo do Estado, é importante para Rio Azul, principalmente por serem destinadas às pessoas que estão em vulnerabilidade social. “Vamos inaugurar 34 casas nos próximos dias. Vamos receber a visita do governador Ratinho Junior para essa entrega. As famílias já foram selecionadas e conheceram as residências, logo vão receber a chave da casa nova”, destaca.
Ghessi Buco, secretária de Assistência Social, explica que, por consciência, as 34 pessoas beneficiadas foram mulheres chefes de famílias, a titularidade das casas vai ser no nome de mulheres de Rio Azul e isso empodera o público feminino. “A nossa gestão tem trabalhado para que os rioazulenses tenham mais qualidade de vida. A casa própria vai além da questão econômica, em que muitas dessas famílias vão sair do aluguel, porque o salto de qualidade de vida é muito grande para todos os membros da família. É um sonho realizado”, comenta.
Segundo Ghessi, a casa, enquanto bem, promove autonomia, emancipação ameniza a situação de vulnerabilidade, potencializa as famílias para uma vida melhor, principalmente para as crianças. “Poder proporcionar essa felicidade para essas famílias, que esperaram por muito tempo para ter um canto próprio, é gratificante e nos emociona”, ressalta a secretária.
Os trabalhos foram executados por uma empresa contratada via licitação pela Cohapar. A companhia fiscalizou todas as etapas da obra, cadastrou e selecionou os beneficiários, em parceria com a Prefeitura de Rio Azul, que também doou a área onde o conjunto foi construído como forma de contrapartida para viabilização do projeto.


NOVAS MORADIAS
Rio Azul já está cadastrado em outros programas habitacionais, financiados pela Caixa Econômica, para aquisição de novas casas. Segundo o prefeito, mais 78 moradias novas serão construídas em breve. E estão pleiteando mais casas iguais a essas do programa Vida Nova, que são gratuitas para as famílias.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.