Comissão de Guamiranga recebe comitiva do Projeto Ecos do Campo

Karina Ludvichak e Cristiane Tabarro Borgo

A coordenação da Comissão de Mulheres associadas a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) de Ivaí e Guamiranga, em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente e Assistência Social de Guamiranga, receberam no dia 24 de maio, uma comitiva de, aproximadamente, 40 mulheres do Projeto Ecos do Campo, de São Mateus do Sul, para visitas técnicas em agroindústrias no município.

Cristiane Tabarro Borgo, secretária de Agricultura, conta que, durante a manhã, o grupo foi recebebido por lideranças locais, onde foi apresentado um vídeo resumindo as ações realizadas pelas proprietárias das agroindústrias do município. “O material apresentou todo o potencial das nossas mulheres. No município há um movimento forte das mulheres assumindo instâncias de governança, empreendendo em atividades agrícolas ou não agrícolas de forma à incrementar a renda, mulheres que estão transitando para a superação da vulnerabilidade social, tudo isso, com ações intersetoriais, planejada dentro desse processo do despertar da sua vocação, do autoconhecimento até o empreender.

A secretária explica que o propósito é fortalecer o potencial da mulher através do conhecimento e desenvolvimento pessoal. “O objetivo é fazer elas entenderem que podem chegar onde quiser e assim inspirar outras a terem voz e notoriedade em suas ações”, complementa.

Durante a visita, as mulheres puderam acompanhar o passo a passo da fabricação dos embutidos feitos na propriedade “Cervinski” de Eliana G. de Camargo Cervinski. A empreendedora comenta que gostou de receber as visitantes do projeto e parabeniza o município pelo incentivo. “Nós nos sentimos muito honradas em poder compartilhar com esse grupo o início do nosso trabalho, porque a nossa agroindústria ainda está no processo de andamento. O trabalho realizado pela Associação das Mulheres Rurais e a Secretaria de Agricultura de Guamiranga é excelente e nos traz muita aprendizagem. É um incentivo, não apenas para as mulheres, mas também para as famílias”.

Para Joceli Borgo Rechi Neves, proprietária da “Agroindústria da Joce”, o encontro proporcionou mostrar a realidade do dia a dia de quem trabalha na produção agroindustrial. “Às vezes, a pessoa acha que tudo é perfeito e certinho, mas não é. As coisas dão certo de acordo com o que nós temos. A visita abriu a mente delas para oportunidades que elas tem, mas que, às vezes, tinham medo de realizar. Se a gente quer, a gente consegue!”, finaliza Joceli.

Quem também recebeu a comitiva foi Andreia Farias da Silva Batista, proprietária da “Produtos Efrain”. Ela explica que essa foi uma oportunidade única para as visitantes, que puderam ter uma visão mais ampla sobre o mercado. “Nós, mulheres, podemos ser protagonistas da nossa própria história. Eu trabalho com panificados e meu marido revende, então, é pelo suor das minhas mãos que sai o sustento da nossa família. O projeto Ecos do Campo é importante porque ela apoia as mulheres e as famílias rurais”, complementa a proprietária.

PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA

O encontro também contou com a participação do Cabo da Polícia Militar do Paraná, Renato Sebben, que debateu a respeito da prevenção à violência doméstica contra a mulher, como resultado e compromisso firmado em outubro de 2022 durante o II Encontro de Mulheres Rurais e da criação do Conselho da Mulher em Guamiranga. “Com os trabalhos que já são realizados no município, aconteceu a  criação da “Comissão de enfrentamento à violência doméstica de Guamiranga”, cujo proposito é estimular ações de conscientização sobre o problema da violência domestica como estimular integração de todos órgãos municipais, estaduais e federais para atuar amplamente na frente para conexão de ações e atingir o objetivo final: preservação das vidas e trazer proteção as vítimas”.

Conselheiros da Comissão: Cabo Renato Sebben, representando a PM do Paraná; Cristiane Tabarro Borgo, secretária de Agricultura, presidente; Mayara de Fátima Fila, secretária de Assistência Social, vice-presidente; Cidecleia Pontarolo, 1ª dama, representante do Conselho da Criança e do Adolescente; Gisele Zilcovski, representante dos trabalhadores da Secretaria de Assistência Social; Advogado Diego Pereira, representante do CREAS; Márcia Schaiane Lima, representante da Secretaria de Saúde; Maria Lúcia Sabatovski, representante do Conselho de Saúde; Franciele de Matos Siqueira e Andréia Farias da Silva Batista, representantes da Comissão de Mulheres da FAEP e os vereadores Nilda Socrsin e Adilson Stadler, representantes do legislativo.

Após a formalização da Comissão durante a manhã, o encontro contou com a participação de Lauriana Diniz, Master Coaching em gestão de pessoas e negócios, que apresentou ao grupo uma mensagem de inspiração para as mulheres. Em seguida, o grupo participou do café da partilha e seguiu para as visitas técnicas.

“O trabalho com mulheres exige de nós uma inteireza, entrega, estarmos conectadas com a nossa própria intuição e utilizá-la como um recurso dentro deste trabalho, nenhum bom trabalho com mulheres pode ser duradouro, forte e transformador usando somente a boa vontade, de estar por simplesmente estar, não é só isso”, finaliza Cristiane.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.