Conheça mais sobre a produção de kiwi em Mallet, a capital paranaense da fruta

O kiwicultor Amarildo Sheliga falou sobre a produção de kiwi em sua propriedade

Esther Kremer

A equipe da Folha de Irati esteve na localidade de Vicinal 6, em Mallet, para entender mais sobre a produção de kiwi, na propriedade do Sr. Amarildo Sheliga. Em uma conversa com o prefeito Moacir Szinveski e o secretário de Indústria e Comércio, Leo, o kiwicultor Amarildo compartilhou sua jornada desde o início da produção até os desafios e benefícios de trabalhar com a fruta.


Com cerca de dois mil pés de kiwi em sua propriedade, Amarildo diz que viu na produção uma oportunidade de crescimento e sustentabilidade para sua família. “Eu comecei prestando atenção nos outros produtores que já trabalhavam produzindo kiwi. Me interessei de fazer um plantio e comecei a plantar”. Segundo Amarildo, embora o cultivo do kiwi exija uma mão de obra dedicada, principalmente durante a fase de formação das plantas e poda, os resultados compensam o esforço inicial.


Para ele, o apoio da Prefeitura é importante, existe uma parceria entre os produtores e segundo o prefeito Moacir Szinveski, a gestão está empenhada em apoiar. “São 26 produtores e tem um potencial de crescimento. Nós, como gestores, incentivamos a produção”, disse.


CICLO DE PRODUÇÃO
Ao discutir o ciclo de produção do kiwi, Amarildo ressalta que o processo é anual, desde o plantio até a colheita, passando pela poda e pela fase de brotação e florada. Ele observa que o período de safra varia, mas geralmente inicia em setembro/outubro, prolongando-se até março, com diferentes variedades frutíferas.


COMERCIALIZAÇÃO
Quanto à comercialização, Amarildo revela que o kiwi tem alta demanda, sendo vendido principalmente para indústrias locais e regionais. Ele destaca que a qualidade da fruta tem atraído compradores de diferentes partes do país, gerando renda e sustento para sua família. “Hoje, eu vivo da plantação do kiwi, com o que eu tenho plantado hoje eu vou viver bem. Sossegado”, disse.


Segundo o prefeito Moacir, existem 26 produtores de kiwi no município e, este ano, houve uma queda na produção da fruta. “Na época da floração, precisávamos que o tempo estivesse ameno, na hora da poda, um pouquinho mais frio ou um frio mais intenso, isso daria uma produção maior. Então, segundo os técnicos da Secretaria de Agricultura, a produção total quebrou em torno de 60%. Em Mallet, por causa das fortes chuvas e do granizo, quebrou a 80%. Ou seja, vai dar uma produção de umas 150 toneladas em Mallet”, comenta o prefeito.


FESTA DO KIWI
O secretário de Indústria e Comércio e presidente da comissão organizadora da 24ª Festa do Kiwi, Leo, falou sobre a tradicional festa e a expectativa para a mesma. “A festa foi criada com o intuito de divulgarmos os nossos kiwicultores. E, neste ano, nós estamos organizando uma programação completamente diferente, feita com muito carinho. São três dias de festa, nós teremos no dia 03, 04 e 05 de maio muitas atrações. O show principal, que será com Antony e Gabriel, no dia 04 de maio, será de modo gratuito. Nós teremos também o Rodeio Country. Teremos parque de diversões, uma área de alimentação com mais de 3000 metros quadrados, um parque de máquinas e um palco alternativo com bandas. Nós teremos a Divina Liturgia no sábado e, no domingo, nós encerramos com o grupo com mais de 50 anos de estrada, Os Serranos, também de modo gratuito. Teremos a tradicional costelada e também o Café Colonial”, comenta Leo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.