Desembargador Célio Horst Waldraff faz visita técnica à Vara do Trabalho de Irati

Eleito presidente do TRT para o biênio 2023-2025, Waldraff pretende visitar todas as varas do trabalho do Paraná

Karina Ludvichak, com reportagem de Esther Kremer

O desembargador e presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR), Célio Horst Waldraff, marcou presença na Vara do Trabalho de Irati na segunda-feira (25). Eleito presidente do TRT para o biênio 2023-2025, o desembargador pretende fazer uma visita técnica em todas as varas do trabalho do Paraná até o fim do mandato.


De acordo com Waldraff, o intuito é ouvir os servidores das varas do trabalho, analisar as instalações, a forma como é realizado o trabalho em cada local visitado, a fim de revisar quais melhorias podem ser feitas e quais as demandas são mais urgentes.


Para esclarecer melhor a função da Vara do Trabalho, Waldraff explica qual é o papel desempenhado por um desembargador: “veja só como funciona uma ação. A parte que se sentiu prejudicada, que teve algum direito que não foi atendido, entra com a ação; a petição inicial. A parte contrária se defende, é produzida a prova, são ouvidas as testemunhas, a prova documental e o juiz confere uma sentença e decide quem tem razão, o autor reclamante ou o reclamado. Se alguma das partes não concorda com a sentença, ela recorre e o processo vai para o TRT, e ali o desembargador vai examinar o processo e o grupo de desembargadores vai julgar para ver se eventualmente a sentença precisa de algum tipo de ajuste. O trabalho do desembargador vai na esfera recursal”, disse.


O desembargador esclarece, ainda, que em qualquer momento do processo ambas as partes podem propor um acordo e, se aceito por ambos, o processo é finalizado.


Além de julgar a parte recursal dos processos, em alguns casos também cabe ao desembargador a questão da gestão administrativa, como é o caso de Waldraff, que desempenha a função de diretor do TRT.


SEMANA DA CONCILIAÇÃO
Anualmente, a Justiça do Trabalho promove a Semana Nacional da Conciliação Trabalhista e já tem o cronograma definido para 2024. Com o slogan “É conciliando que a gente se entende”, a 8ª edição do evento acontece entre os 20 e 24 de maio em todo o país.


Waldraff está aproveitando as visitas às varas trabalhistas do estado para divulgar a Semana da Conciliação. Ele destaca que essa é uma ação importante, considerando que a vara do trabalho tem como objetivo garantir os direitos do empregado, além de “valorizar o bom empregador”. “A missão do judiciário, de uma maneira geral, pela constituição, é pacificar com justiça. A justiça e a paz andam de mãos dadas”, finaliza.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.