Secretaria de Educação promove 2ª edição da Feira Literária

Feira acontece entre os dias 15 e 19 de abril, no Parque da Prainha de Fernandes Pinheiro

Karina Ludvichak

Com o intuito de incentivar o habito da leitura e valorizar a educação, a Secretaria de Educação de Fernandes Pinheiro promove entre os dias 15 e 19 de abril a 2ª edição da Feira Literária.


Evento conta com a exposição e venda de livros; contação de histórias; exposição de “boas práticas literárias” dos professores do município; lançamento do livro “Memórias II” de Fernandes Pinheiro e ação de saúde vocal com a fonoaudióloga da Educação e alunos e professores de fonoaudiologia da Unicentro.


Além disso, alguns professores se disponibilizaram para expor alguns trabalhos literários realizados em sala de aula, e a nutricionista da Educação vai fazer uma receita junto aos estudantes para que eles possam saborear.


De acordo com Izabel Jorge, coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, a Feira Literária foi pensada em forma de uma ação para incentivo da leitura de livros, tendo como público alvo todos os alunos da rede municipal e estadual, e, este ano, é aberto ao público em geral durante momentos específicos.


Izabel explica que, para que os estudantes possam ir até o local da feira, é montado um cronograma junto às escolas, no qual é disponibilizado o transporte para as instituições.


Outro ponto que a coordenadora destaca é a questão da educação financeira praticada durante o evento, já que os alunos devem levar o dinheiro para comprar os livros. Desta forma, o aluno sabe quanto vai precisar para investir no livro, analisando o que ele tem em dinheiro e o que esse valor possibilita comprar.


BOA AÇÃO
O evento conta com o apoio de alguns empresários para arcar com algumas despesas. Caso alguma empresa tenha interesse em colaborar com a iniciativa, basta entrar em contato com a Secretaria de Educação do município.


Os valores doados também podem ser revertidos na compra e doação de livros. “A gente sabe que nem todas as crianças têm dinheiro para comprar livro na feira. Então, no ano passado nós compramos 700 livros e todas as crianças ganharam um livro além daquele que eles compraram. Aquelas crianças que não trouxeram dinheiro ganharam um livro. Nossa intenção é que nenhuma criança saia da Feira do Livro sem ao menos um livro em mãos”, destaca.


RESULTADOS
No ano de 2023, a feira aconteceu na biblioteca municipal e, por conta do sucesso, a 2ª edição acontece no Parque da Prainha. “Essas ações que estão sendo feitas têm surtido bons resultados, tanto que o município se saiu muito bem na última avaliação no Índice de Fluência Leitora, que é uma avaliação obrigatória que as redes municipais precisam fazer e município teve um resultado excelente”, destaca Izabel.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.