Dia recreativo anima programação de Páscoa das escolas de Teixeira Soares

Alunos aproveitaram pula-pula, piscinas de bolinha e brinquedos infláveis

Amanda Borges

Este ano, as crianças de Teixeira Soares comemoraram a Páscoa de um jeito não convencional, mas igualmente divertido. Na terça-feira (12), todos os alunos da rede municipal de ensino aproveitaram um dia recreativo com piscina de bolinha, pula-pula e brinquedos infláveis. Para recarregar as energias, pipoca, algodão-doce, sorvetes, refrigerantes e sucos foram as opções de lanches distribuídos gratuitamente aos baixinhos. A atividade foi uma colaboração entre as Secretaria de Educação e o Departamento de Cultura e Patrimônio Histórico.
Os brinquedos foram instalados no Centro de Eventos Miguel Belinoski e os estudantes foram levados até o espaço através do transporte escolar, já que a atividade ocorreu em horário de aula. Além disso, para reduzir as aglomerações e facilitar a supervisão, as turmas e escolas foram divididas em dois períodos, no turno da manhã e da tarde.
De acordo com a secretária de educação de Teixeira Soares, Simone Baumel Tullio, a atividade tem como objetivo promover a socialização. “O principal objetivo é trazer as crianças todas no mesmo ambiente para socializar. Estamos vindo de dois anos de pandemia e não tivemos estes eventos maiores, onde a gente agrupa todas as crianças das escolas municipais, e hoje, com a pandemia com números bem menores nos casos, pudemos oportunizar as nossas crianças esse evento”, conta.
Além disso, Simone conta que a animação das crianças para a atividade está relacionada ao período de isolamento social. “As crianças estão super empolgadas e isso nos alegra muito, porque a gente vê o sorriso sincero delas, isso nos deixa muito contentes, porque a gente vê o quanto elas precisam estar reunidas para socializar e extravasar a energia através dessas brincadeiras”, completa a secretária.
Assim como relatou Simone, Fernando Manuel da Costa, professor e pedagogo da Escola Machado de Assis, da localidade de Guaraúna, explica que essas atividades colaboram para o desenvolvimento saudável. “A gente fala que a criança tem que brincar por brincar. Então, ela tem todas as atividades dentro de sala de aula e o seu momento de lazer. E isso é bom pois trabalha o cognitivo, as percepções, porque todas as brincadeiras também têm uma parte educativa”, conta Costa.
Da mesma forma, o professor completa afirmando que “as crianças gostam muito, principalmente porque a Prefeitura está proporcionando, além da diversão, pipoca, sucos, doces. A Prefeitura está fazendo um bom trabalho em prol das crianças de Teixeira Soares”.
Enzo Arthur Hilgenberg, da Escola Machado de Assis e aluno da Professora Bruna Emanuelli Camargo Tienen, diz que a atividade estava “muito legal”e que seu brinquedo favorito foi o escorrega inflável. Enzo também elogiou a pipoca e disse que sua comida favorita foi o sorvete. De acordo com ele, a Prefeitura deve fazer mais dias como este, já que ele e seus amigos adoraram a atividade.