Após dois anos, igrejas de Irati voltam a ter celebrações presenciais na Páscoa

Jaqueline Lopes

Após dois anos com as igrejas praticamente vazias nas celebrações da Páscoa em Irati, as matrizes poderão viver este momento novamente com a presença dos fiéis, que sempre lotam as missas neste período. Já no Domingo de Ramos, celebrado no último domingo (09), foi visto um grande público nas igrejas do município.

Em 2020 e 2021, as missas de Páscoa foram transmitidas on-line. No primeiro ano, o decreto não permitia a participação popular. No ano seguinte, teve a com capacidade de 30% do público, além de ter a opção de drive-in, em que os fiéis ficaram nos carros, no estacionamento, acompanhando as celebrações.

Mas este ano, com o avanço da vacinação e com os casos de Covid-19 cada vez menores, os fiéis podem voltar a celebrar este momento que é considerado o mais importante na vida Cristã, que é o Tríduo Pascal. “É muito bonito de ver o povo participando sobretudo nesta semana que é a grande e mais importante do ano para nós, porque celebramos o mistério da nossa fé, paixão morte e ressurreição do Senhor”, comenta o Padre José Nilson Santos, administrador paroquial da Igreja Nossa Senhora do Perpetuo Socorro de Irati.

Matrizes puderam fazer os ritos de Páscoa normalmente| Pascom/ Igreja São João Batista

Todas as missas são com 100% da capacidade das igrejas e nos anos anteriores a pandemia lotavam. Para 2022, com o retorno da presença dos féis, a expectativa é de um grande público, além do Domingo de Ramos, as Confissões que acontecem durante esta semana também têm atraído muitas pessoas. “Acredito que vai haver uma grande participação. Aqui o povo é muito participativo, de muita fé, que ama e gosta. Muitos estavam com saudades de vir para as celebrações, ainda enfrentamos alguns desafios, a pandemia acomodou muita gente, deixaram de participar das missas. Mas acredito que esta Semana Santa, de alguma forma, mexe com todos nós. Acredito que haverá uma grande participação, como já está sendo esta Semana”, destaca o padre José Nilson.

O Padre, que chegou a pouco no município, comenta como a pessoa pode viver este momento Pascal. “Cada um de nós já traz a nossa experiência. Desde criança, cada um tem, dentro de si, essa sede, essa busca, essa alegria, já experimentou essa presença do mistério de Deus em nossa vida. Então, é vindo nessa perspectiva: de abertura, de coração, de alma, que faço parte de uma comunidade celebrativa, com essa disposição de acolher. Não venho fazer um favor ou agradar a Deus. Venho para colher o grande dom do amor de Deus, da graça, da bênção de Deus em minha vida”.

SEMANA SANTA

A Semana Santa começou no Domingo de Ramos e atinge o ponto mais alto no chamado Tríduo Pascal, com as celebrações na Quinta-feira Santa, Sexta-feira Santa e Sábado Santo, além do domingo de Páscoa. O padre explica que é uma única celebração, dividida em três momentos.

O primeiro é na Quinta-feira Santa, chamada Ceia do Senhor, em que acontece a Missa de Lava-pés. “É onde fazemos a memória daquele gesto de Jesus, onde entrega, naquela noite, o mandamento do amor, do serviço ao irmão, da humildade, e também é a noite que instituiu Eucaristia e o Sacerdócio Católico”, explica o Padre.

Já na Sexta, o momento central é a celebração das 15h, em que todas as igrejas rezam no mesmo horário. “É a exaltação e veneração da Santa Cruz. Aquele mistério que aconteceu na cruz, e agora não mais como instrumento de maldição e condenação, mas por ser banhada pelo sangue de Jesus, pelo amor ao extremo no ponto mais alto da cruz, é testemunha para o mundo e é sinal de vitória, bênção e santificação”, disse o administrador paroquial.

Neste dia, os fiéis beijam a cruz, porém devido ainda estarmos na pandemia, as igrejas devem optar pelo toque ou apenas uma reverência diante da cruz. “É o reconhecimento do gesto do singular, de gratidão de adoração e reconhecimento ao amor infinito de Jesus por nós”, comenta o padre. As igrejas vão disponibilizar álcool gel para os fiéis utilizarem. A Sexta-feira termina com a Via Sacra, em que o público percorre ruas e 15 estações estão montadas em frente a algumas casas, relembrando o caminho de Jesus até o calvário.

No Sábado Santo, é celebrada a grande vigília, a noite mais importante deste Tríduo. Começa com a bênção do fogo, tem a produção do Círio Pascal, e todos ascendem as velas, “lembrando das chagas de Jesus e, ao mesmo tempo, proclamando Ele como o Senhor do Tempo, do homem, de todas as coisas do universo, que está acima do tempo, da humanidade”, explica o padre. Neste dia, também é cantado o hino do Glória, que fica sem ser celebrado durante toda a quaresma. No domingo de Páscoa, acontecem as missas tradicionais nas matrizes.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA SANTA NAS IGREJAS DE IRATI 

Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro 
•	Quinta-feira Santa (14) – Missa Ceia do Senhor e Lava pés – 19h 
•	Sexta-feira Santa (15) – Celebração da Paixão do Senhor  às 15h – Via Sacra às 19h (percorrer ruas do bairro)
•	Sábado Santo (16) – Bênção dos Alimentos às 16h – Vigília Pascal  às 19h 
•	Domingo de Páscoa (17) – Missas às 8h e 10h 

Igreja Nossa Senhora da Luz
•	Quinta-feira Santa (14) – Missa às 20h
•	Sexta-feira Santa (15) - Missa às 15h
•	Sábado Santo (16) – Bênção dos alimentos às 10h e 16h - Missa às 20h 
•	Domingo de Páscoa (17) – Missa às 8h e 10h 

 Igreja São Miguel 
•	Quinta-feira Santa (14) – Celebração da Ceia do Senhor e Lava-pés (em seguida, vigília) às 19h;
•	Sexta-feira Santa (15) – Celebração da Paixão e Morte de Cristo, às 15h – Procissão do Senhor morto (da Santa até a Matriz) às 19h;
•	Sábado Santo (16) – Bênção dos Alimentos na Matriz às 16h – Celebração da Vigília Pascal às 19h;
•	Domingo de Páscoa (17) – Celebração às 9h e 18h 	


Igreja São João Batista 
•	Quinta-feira Santa (14) – Missa de Lava-pés e Instituição da Eucaristia às 19h 
•	Sexta-feira Santa (15) – Santo terço às 06h – Via Sacra às 09h - Celebração da Paixão e Morte às 15h (Neste dia, a igreja permanecerá aberta)
•	Sábado Santo (16) – Bênção dos Alimentos às 11h – Vigília Pascal às 19h 
•	Domingo de Páscoa (17) – Missa às 10h
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.