Duas escolas rurais inauguram os prédios novos em Rio Azul

Cerimônia aconteceu nesta semana com autoridades locais, pais, alunos e professores

Mais dois investimentos em educação foram entregues à população rural em Rio Azul, desta vez, foi na localidade de Barra da Cachoeira e Invernada, que inauguraram oficialmente o novo prédio da escola Professora Anair Oliveira Lima, na terça-feira (30), e da escola Santo Antônio, na quarta-feira (31).

As novas estruturas já estão em funcionamento, e agora, os alunos contam com o ensino seriado, em que cada turma tem a sua própria sala e professor. Nas antigas escolas, as crianças dividiam as turmas, ou seja, um mesmo professor atendia duas séries juntas, na mesma sala. O prédio da escola da Barra da Cachoeira atende, atualmente, 93 alunos, de sete localidades. Já da Invernada são 83 crianças atendidas.

O pai de um dos alunos da escola Santo Antônio, José Domingues Bucco, e também presidente da PMF, diz que com essa nova estrutura seu filho consegue aprender mais. “Está sendo melhor porque tem a turma separada. O ensino é focado para apenas uma turma. Neste um ano ele chega bem mais animado em casa, com a turma dele, e o ensino é mais direto a idade dele. E o prédio ficou muito bonito, reúne muitas comunidades e, ainda, queremos deixar melhor, vamos trabalhar junto com a escola para melhorar cada vez mais”.

O prefeito Rodrigo Solda acompanhou as inaugurações o e diz que é sempre gratificante realizar obras na educação. “Assim como entregar moradias que é sempre um desejo das famílias em ter um lugar próprio, entregar a construção de uma escola é gratificante. Sabemos que a segunda casa das crianças é aqui, e nós estamos tendo o privilégio de fazer essa entrega são três escolas em construção, e teremos mais uma no começo do ano. Eu estou orgulhoso”.

Solda ainda explica que as obras eram para ter sido finalizadas, porém houveram alguns problemas com a construtora responsável, por isso, ficou alguns anos parada. Para ajustar o projeto foram feitos ajustes e mudanças, viagens a Brasília para acordo e conseguir retomar a construção. “Assim que assumimos a Prefeitura já formos atrás para pode fazer a obra, e estamos apresentando o resultado, que é poder ter uma escola de qualidade para as nossas crianças”, comenta o prefeito.

A diretora da escola rural Santo Antônio, Jussara Portela Tumasz, assumiu no início dos trabalhos, e se diz muito feliz por participar desta importante conquista para a educação. “Para mim é um motivo de alegria de ser diretora desta escola, e agora nós vemos este espaço, considerando o antigo, a estrutura é muito melhor, os professores poderão trabalhar apenas com uma séria, teremos um ensino de mais qualidade para os nossos alunos”, disse.

Além das duas escolas já finalizadas, mais um prédio novo está em construção no bairro Vila Diva, na área urbana, que terá a mesma estrutura das demais. As obras estão em andamento, e a escola deve inaugurar no início do próximo ano.