Educação participa de Seminário de Cooperação Pedagógica com Municípios

Esther Kremer e AEN

Na quarta-feira (14) aconteceu no Teatro Guaíra, em Curitiba, o Seminário de Cooperação Pedagógica com Municípios que contou com a presença do governador Ratinho Junior e do secretário estadual de Educação, Roni Miranda. No evento, foi anunciada as ações de apoio do Governo do Estado à educação municipal com foco na alfabetização de crianças. A secretária de Educação de Rio Azul, Adriana Rymsza, esteve acompanhada do prefeito Leandro Jasinski, da primeira-dama Ghessi Buco e demais membros da Secretaria e do Núcleo de Educação.

As propostas integram o programa Educa Juntos, da Secretaria de Estado da Educação, e incluem a oferta de avaliações diagnósticas para as redes municipais e estaduais (a primeira já foi aplicada em março), formação continuada aos professores alfabetizadores, além da oferta de material didático de Língua Portuguesa e Matemática para alunos e professores dos 1º e 2º anos do ensino fundamental.

O governador Ratinho Junior falou sobre as ações e disse que “estamos fazendo um grande pacto pela educação nos 399 municípios do Paraná, para trabalharmos juntos para melhorar a aprendizagem das nossas crianças. Nosso compromisso é ter mais instrumentos e ferramentas para aperfeiçoar o corpo técnico e contribuir com todos os municípios”.

O secretário estadual da Educação, Roni Miranda, destacou a importância da alfabetização na idade correta. “A alfabetização é fundamental. Quando uma criança não é alfabetizada na idade certa, existem grandes chances de abandonar a escola. Por isso queremos reverter esses indicadores no Paraná”, explicou.

O prefeito Leandro Jasinski também falou sobre o evento e a importância do assunto para o setor da educação. “A educação transforma o mundo e é muito importante que essas discussões aconteçam. Agradecemos ao governador Rtainho Jr pelo empenho e pelo cuidado com a população”, disse.

ESTRATÉGIAS – Além das medidas citadas, outra ação prevista no programa é o incentivo na forma de premiação às escolas com os melhores resultados de aprendizagem, segundo as avaliações aplicadas. Assim, também será possível oferecer apoio às escolas com menores resultados, com a proposta de colaboração entre escolas.

A previsão da Secretaria da Educação é destinar R$ 59 milhões por ano para implantar as quatro ações previstas no programa. Ele prevê a entrega de 2,3 milhões de cadernos de atividades para os estudantes e outros 124 mil para os professores; a formação de 300 professores da rede municipal, que vão replicar o conhecimento a outros 18 mil cursistas; a aplicação da Prova Paraná e da Prova Paraná Mais a 260 mil alunos do 2º e do 5º ano do ensino fundamental; e a premiação das escolas que apresentarem os melhores resultados.

EDUCA JUNTOS – Instituído pela Lei Estadual nº 21.323, de 20 de dezembro de 2022, o programa Educa Juntos foi regulamentado pelo Decreto nº 2.435, de 7 de junho de 2023. A iniciativa, implementada desde o final de 2020, tem como objetivo apoiar os municípios paranaenses na melhoria da aprendizagem e alfabetização dos estudantes desde a educação infantil.

Algumas das ações feitas desde então foram a distribuição de material didático de Língua Portuguesa e Matemática para professores e cerca de 180 mil estudantes do 1° e 2° anos do ensino fundamental; oferta do Sistema Educacional da Rede de Proteção (SERP) para 296 municípios, para monitorar a frequência dos alunos e combater o abandono escolar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.