Em Imbituva, crianças da rede municipal de ensino visitam o circo

As visitas tiveram a autorização dos pais e um total de 3.478 alunos assistiram as apresentações

Zaqueu Bobato

Uma bonita ação foi realizada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Imbituva, sob o comando do secretário e vice-prefeito Zaqueu Bobato. Os alunos da rede municipal, acima de três anos de idade, e alunos da APAE, tiveram a oportunidade de assistirem um espetáculo do circo instalado na cidade.
Um total de 3.478 alunos tiveram autorização dos pais para poderem ser conduzidos ao evento. Segundo Zaqueu Bobato “o fator motivador desta ação foi o seguinte pensamento: ‘quantas crianças gostariam de conhecer o circo, porém, muitas vezes as condições de renda das famílias não permitem’, pois na maioria dos casos são mais de uma criança na casa e acaba ficando pesado no bolso. Além do mais, ficamos tanto tempo amedrontados com a pandemia, portanto, ir ao circo e sorrir é ao mesmo tempo comemorar a vida dos nossos alunos”, disse.
A ação envolveu um amplo esforço dos profissionais da rede de ensino. Zaqueu aponta que a equipe da Secretaria, junto com os diretores e professores das escolas e CMEIs, criaram um cronograma diário. O primeiro passo foi enviar para cada responsável de aluno um bilhete pedindo a autorização para que o filho pudesse ser conduzido até o circo. “Foi emocionante a adesão dos pais manifestando a autorização”.
Na sequência, começou a mobilização do transporte para poder ir buscar as turmas nas escolas tanto do interior como da cidade. Os motoristas do transporte escolar foram parceiros da ação. “Deu trabalho, mas foi gratificante demais ver a alegria dos alunos que, muitos, pela primeira vez tiveram a oportunidade de conhecer um circo”, comenta Bobato.
O secretário explica que optaram por não levar os alunos de berçário, até os 3 anos de idade, pois esta faixa de idade exige muito cuidado. “O barulho das apresentações poderia gerar medo, choro nos pequeninos, por isso levamos os alunos acima dos 3 anos de idade. Foi lindo o envolvimento deles nas apresentações, tinha aluninhos chorando de emoção de conhecer o circo. Ações simples como esta fazem toda a diferença na vida dos alunos proporcionando um vínculo, amor e respeito com a escola”.
Para finalizar, Zaqueu diz que o “circo é arte é cultura, e a escola precisa proporcionar reflexão sobre as manifestações culturais e artísticas da sociedade”.