Encontro de Secretarias Municipais de Educação do NRE acontece em Imbituva

Os secretários de todos os municípios que compõe o Núcleo de Ponta Grossa estiveram presentes no evento

Esther Kremer e Zaqueu Bobato

Na quinta-feira (18), às 9h, aconteceu o primeiro encontro das Secretarias Municipais de Educação do Núcleo Regional de Educação-NRE de Ponta Grossa, no qual fazem parte os municípios de Carambeí, Castro, Imbituva, Ipiranga, Ivaí, Palmeira, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Porto Amazonas, São João do Triunfo e Tibagi. Se fizeram presente os secretários de Educação dos municípios com suas equipes técnicas e pedagógicas. O encontrou foi até as 17h.
Imbituva foi o município escolhido para sediar o evento. Também se fez presente a chefia do Núcleo, bem como, representantes da Secretaria Estadual de Educação-SEED/PR.
O objetivo principal do encontro foi a socialização de experiências aplicadas no processo educacional nos diferentes territórios municipais, assim como, refletir os desafios da educação no contexto atual. Uma das temáticas abordada no evento foi a Base Nacional Curricular Comum-BNCC.
O secretário de Educação e Cultura e vice-prefeito de Imbituva, professor Zaqueu Bobato, destacou que o momento de socialização de experiências e desafios da pasta Educação foi muito importante para o aprimoramento de ações de políticas públicas tendo em vista que já é preciso preparar-se para o ano letivo de 2022.
“É sempre bom aprender, ouvir as ações exitosas colocadas em prática nos municípios vizinhos. Nós também pudemos apresentar para os colegas a experiência que tivemos como a aplicação do projeto “Leitura no ninho”. O investimento que fizemos na compra de um kit de livros para cada aluno da rede pública municipal tem tido excelente resultado, pois está envolvendo pais, irmãos, avós na leitura dos materiais” disse Bobato. Vários secretários se interessaram no projeto, demonstrando interesse em levar esta experiência para seus municípios.
O Prefeito Celso Kubaski esteve presente na abertura do evento e destacou que a educação em Imbituva está de parabéns pelo trabalho que tem desenvolvido. O Prefeito comentou sobre a importância da educação na vida das pessoas e deu as boas vindas as equipes que vieram dos vários municípios que compõe o núcleo. Celso destacou que é uma honra sediar o evento e receber tantas pessoas que amam a educação.
Os alunos da Escola Municipal do Jardim Tangará (alunos do 5º ano) coordenado pelo Professor Ângelo Colosel, e os alunos do Infantil IV do CMEI Estrela Guia, coordenados pelas Professoras Dilcéia Marques de Andrade e Angelina Bobato Ferreira, encantaram o encontro com uma apresentação cultural. Os alunos do CMEI apresentaram a peça Branca de Neve e os Sete Anões e os alunos da escola do Jardim Tangará apresentaram “ Ária: Dorme a Cidade” do musical “Os Saltimbancos”, de Chico Buarque.