Equipe de Guamiranga realiza visita técnica ao CEASA de Curitiba

Produtores e técnicos também fizeram um tour pelo Mercado Municipal

Karina Ludvichak e Guilherme Sérgio Gonçalves

Na terça-feira (07), a equipe composta por produtores e equipe técnica do CEASA de Guamiranga visitou o CEASA de Curitiba. De acordo com o responsável pelo Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M), Guilherme Sérgio Gonçalves, o objetivo da visita técnica foi “verificar as correlações entre o preço e qualidade do produto final, conhecer as estratégias de comercialização dos varejistas e atacadistas e alinhar o atual sistema de gestão da propriedade rural de acordo com o mercado comprador”.

A comitiva composta por 12 pessoas foi acompanhada por três técnicos da central de abastecimento, sendo eles: o engenheiro agrônomo Felipe Nascimento, Clayton de Almeida Ferreira e Rafaela Munhoz P. de Moura Brito; passando por seis diferentes pontos do Ceasa de Curitiba.

A equipe que participou da visita foi: Andréia Farias da Silva Batista; Claudio Skrzepiec; Diwly Nogueira Muller; Éder Muller; Élcio Dal Santo; Fernando Bail; Guilherme Sergio Gonçalves; Joceli Borgo Rechi Neves; José Natalin Mateus Batista; Marina Kordiak; Simone Muller e Vanderlei Martins.

Para Guilherme Sérgio, o visita proporcionou uma visão “diferenciada do modelo de comercialização de produtos agropecuários. Essa perspectiva servirá como rota para a tomada de decisão na unidade de produção e nas assembleias das associações de produtores. O setor de Vigilância Sanitária e a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente  deverão dar continuidade ao estudo de mercado através de palestras e novas incursões”, destaca o técnico.

Atividades desenvolvidas:

Visita técnica guiada nos diferentes setores da unidade do centro de distribuição para conhecer o sistema de  comercialização, instalações e banco de alimentos;

Reunião com os técnicos do CEASA a fim de entenderos padrões de credenciamento de produtores junto à Central de Abastecimento do Paraná;

Visita ao Mercado Municipal de Curitiba para verificar os preços e a qualidade dos produtos comercializados no maior centro varejista de hortifrúti da capital.

Pontos visitados:

CEASA

O CEASA Curitiba – (Pedra + Boxes) – representa o maior mercado de hortifrutigranjeiros do Paraná e concentra produtores desde a região metropolitana até o norte do estado;

A pequena propriedade e a agroindústria familiar devem estar preparadas para comercialização em sistema de associativismo para atingir as metas de faturamento.

Pedra

O mercado do produtor é dividido em “Pedras” ocupadas por veículos de carga com diferentes tamanhos, desde caminhonetes, vans e caminhões baús;

Os produtores  que participam da Pedra precisam necessariamente cadastrar cada um dos seus produtos e agendar os dias que pretendem oferecer a produção;

“Segundo estimativas do técnico Felipe, atualmente, o comércio via Whatsapp representa mais de 80% das vendas”, observa Guilherme a respeito do setor.

Os carregadores escoam a produção dos caminhões da Pedra para as empresas permissionárias utilizando carrinhos simples de madeira;

Neste setor há um produtor que é o responsável pela comercialização de morangos e cogumelos da Cooper Tijucas.

Reunião prévia à visita guiada na Pedra – Foto: Reprodução

Banco de Alimentos

O Projeto do Banco de Alimentos do CEASA é contemplado com uma agroindústria de transformação de alimentos semelhante à proposta pela AAFAG.

Comida Boa é uma iniciativa de segurança alimentar e nutricional realizada nas unidades das Ceasas no Paraná;

O programa coleta alimentos não comercializados pelos atacadistas e produtores rurais. Os hortigranjeiros são selecionados e distribuídos gratuitamente às entidades assistenciais e às famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional, previamente cadastradas, como forma de complementação às refeições diárias da população assistida.

Mercado das Flores

A floricultura é uma opção de diversificação da produção pouco representada na região centro-sul do Paraná; O mercado das flores serve como um centro de distribuição para o comércio de flores, folhagens, vasos e insumos.

Boxes

Alguns produtos são classificados nos boxes em máquinas automatizadas;

Os principais fornecedores das empresas atacadistas permissionárias são os produtores da Pedra;

Os permissionários mantêm clientes no Paraná e em outros Estados tanto na compra quanto na venda de frutas e verduras.

Mercado Municipal de Curitiba

O último ponto a ser visitado foi o Mercado Municipal de Curitiba, onde as banquinhas de frutas, verduras e demais produtos agropecuários adquirem seus produtos principalmente no CEASA e de Agricultores Familiares.

O preço praticado no Mercado está entre os mais altos da capital;

Há grande variedade de produtos e a qualidade é compatível com o preço;

O setor de produtos orgânicos ocupa uma área específica no piso superior do Mercado Municipal;

A apresentação dos produtos e a forma de exposição ao cliente são fundamentais para o sucesso na venda.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.