Estudante de Teixeira Soares é finalista no Projeto Geração Atitude 2022

Leticia H. Pabis

Flávia Micheli Viante, de 16 anos, é aluna do Colégio Estadual do Campo Rio D’Areia de Cima, de Teixeira Soares, e foi um dos 32 estudantes finalistas do Projeto Geração Atitude 2022. Desenvolvido pelo Ministério Público do Paraná, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, a Assembleia Legislativa do Paraná, o Tribunal de Justiça do Paraná e a Assessoria Especial da Juventude do Governo do Estado, o “Geração Atitude” é um projeto ligado ao Movimento Paraná Sem Corrupção, e tem como principal objetivo apoiar a formação cidadã de estudantes do estado e promover a participação social dos mesmos.


“Quando o professor Eleandro chegou com a proposta do projeto, fiquei muito empolgada pois isso seria uma excelente experiência. Nós estávamos conversando sobre cidadania devido aos conteúdos das aulas, então surgiu a ideia de fazer o projeto visando as crianças e adolescentes que não tem o direito de um lar afetivo e de uma família. O projeto foi elaborado e enviado e a partir daí o momento de tensão foi grande até sair o resultado”, contou Flávia.


O projeto que Flávia escreveu em conjunto com o professor Eleandro de Carvalho previa ‘estabelecer o amparo financeiro para adoção de crianças acima de cinco anos e adolescentes, com o objetivo de baixar as filas de espera deste público por este momento importante em suas vidas, bem como diminuir os gastos públicos com a tutela de crianças e adolescentes que são passíveis de adoção’. Dentre 207 inscrições por todo o Paraná, o projeto de Flávia ficou entre os 32 melhores, e ela participou da “Caravana da Cidadania” entre os dias sete e 11 de novembro, em Curitiba.


“Como sou professor de Filosofia e História na escola, sempre abordo assuntos sobre cidadania e tento estimular o protagonismo e participação juvenil na busca de transformação da sociedade. Surge a partir de pesquisas e discussão sobre o assunto. Após a relevância e exclusividade, o projeto passa por uma seleção antes do envio”, disse o professor orientador Eleandro de Carvalho.


Os estudantes e seus professores orientadores fizeram visitas a lugares de Curitiba, como a Assembleia Legislativa, o Palácio do Iguaçu, o Museu Oscar Niemeyer, o Tribunal de Justiça, entre outros lugares turísticos.


“Quando saiu foi uma emoção muito grande, saber que iria ter essa oportunidade de ir para Curitiba apresentar o projeto e vivenciar a Caravana da Cidadania, e apenas em saber que o meu projeto foi um dos 32 melhores, já me senti vitoriosa”, finalizou.


CARAVANA DA CIDADANIA
Os 32 estudantes finalistas tiveram as despesas com alimentação e transporte custeadas pelos organizadores do Geração Atitude e viajaram acompanhados pelos seus professores orientadores. “Nós, pais, ficamos muito felizes, pois sempre incentivamos tanto a Flávia quanto a Clara, irmã dela, que os estudos vêm em primeiro lugar. Estamos muito orgulhosos, com certeza, emocionados com esse retorno lindo, e ficamos também muito agradecidos ao Colégio Estadual do Campo Rio D’Areia de Cima por proporcionar tudo isso, em especial agradecemos ao professor Eleandro por incentivar e acreditar na Flávia” comentou a mãe de Flávia, Simoni Vigand.


A ganhadora do Projeto Geração Atitude foi Thayssa Dias Cruz, do Colégio Cívico Militar Moisés Lupion, do município de Antonina. O projeto escolhido para se tornar Lei no Estado do Paraná é direcionado para instituir no “Estado do Paraná o Dia da Cultura Caiçara, a ser comemorado no dia 19 de fevereiro, data que marcou a patrimonialização do Fandango Caiçara, uma das manifestações artístico-culturais mais relevantes para tal grupo social”.


“Eu, enquanto professor orientador da Flávia, fico bastante satisfeito da oportunidade que ela está tendo de conhecer na prática como funciona os três poderes. A aluna pôde apresentar o seu projeto na terça-feira (08) na Tribuna da Assembleia Legislativa, assim como os demais trabalhos selecionados. Acredito que para ela, tanto para nós como escola, uma escola pequena, do campo, é extremamente importante esta oportunidade”, contou o professor Eleandro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.