Alunos do Projeto Folha Escola realizam atividade sobre a importância das abelhas

Escola Divino Espírito Santo

A partir do mês de agosto, a Escola Municipal Divino Espírito Santo passou a receber semanalmente o Jornal Folha de Irati, o qual vem contribuindo significativamente para o aprendizado dos alunos que, por meio da leitura, puderam aperfeiçoar seus conhecimentos a respeito de diversos temas, principalmente, em relação aos cuidados com o Meio Ambiente.

Enfatiza-se que o cuidado com a natureza é fundamental para que as próximas gerações possam usufruir da mesma com qualidade, neste sentido torna-se necessário conscientizar as crianças do cuidado com o meio ambiente, para que estas possam orientar também seus familiares. Incentivadas pelos textos do jornal e por ideias apontadas pelos alunos durante as aulas, as professoras Márcia, Inês Valéria, Daniele, Maria, Lídia, Miquelena e Joanita, das turmas dos 4º e 5º anos, dos turnos matutino e vespertino, buscaram desenvolver projetos voltados ao tema sustentabilidade.

Primeiramente, desenvolveu-se o projeto voltado ao estudo e cuidado com as abelhas. No decorrer de várias aulas os alunos assistiram vídeos relacionados ao tema, discutiram textos e realizaram pesquisas para suprir as curiosidades que surgiam em relação as mesmas, puderam aprender sobre a vida das abelhas, a organização dentro e fora da colmeia e, principalmente, sobre a importância das abelhas para a humanidade.

Os alunos aprenderam que além de produzir o mel, as abelhas são essenciais para a manutenção da biodiversidade e para a produção de alimentos. Na busca do néctar para produzir o mel, as abelhas realizam a polinização das flores, contribuindo para a reprodução das plantas e produção dos frutos.

Cerca de 70% dos grãos colhidos na agricultura são produzidos a partir da polinização realizada pelas abelhas, mas infelizmente enormes quantidades de abelhas morrem diariamente por causa dos pesticidas aplicados nas plantações no período da floração. Uma frase atribuída a Albert Einstein na qual ele disse que “sem abelhas, em quatro anos a humanidade desaparecerá” foi a informação que mais impactou os alunos. Na tentativa de manter as abelhas afastadas das plantações envenenadas, surgiu a ideia de cada aluno (a) começar a plantar flores nos jardins de suas residências.

Professora, você tem alguma atividade envolvendo o tema sustentabilidade? Mande para o número (42) 98423-2331 e, junto com a sua turminha, apareça na próxima edição do Folha Escola.

Com intuito de incentivar os alunos, no decorrer das aulas foi confeccionado um jardim em formato de colmeia, foram preparados bolos de mel e a partir das pesquisas o aluno Murilo Bobato escreveu o livro intitulado “AS ABELHAS DO PLANETA TERRA”. Com o intuito de aproximar o projeto relacionado a preservação das abelhas com o meio ambiente, solicitou-se aos alunos, para que arrecadassem em suas residências e de seus familiares potes plásticos para o plantio de mudas de flores, visando atrair abelhas, facilitar a polinização e reaproveitar os potes que seriam descartados no lixo ou de maneira inadequada no meio ambiente.

Orientados pelas professoras, os alunos pesquisaram quais flores mais atraem as abelhas. Após o resultado da pesquisa, plantaram sementes da flor “Flor-de-Mel”, cuidaram e plantaram as mudas no jardim da escola e em potes para levarem até suas residências. A escolha dessa flor ocorreu devido ao aroma exalado por ela, que pode se assemelhar ao cheiro do líquido produzido pelas abelhas.

Ainda, visando o tema sustentabilidade proposto pela Folha Escola, atrelado a preservação do meio ambiente, através do descarte correto e do reaproveitamento do lixo reciclável, os alunos foram orientados a produzirem brinquedos com materiais recicláveis que possuíam em suas residências, ao invés de descarta-los de maneira inadequada, poluindo a natureza. Após confeccionados, os brinquedos foram expostos no pavilhão de entrada na escola, tendo como principal objetivo despertar em outras crianças o interesse pela confecção de brinquedos a partir de materiais recicláveis.

Os alunos relataram sobre a alegria de produzir seu próprio brinquedo e aprenderam na prática que o brinquedo produzido a partir de materiais que seriam descartados, também podem contribuir para a felicidade de várias crianças. Enquanto docentes responsáveis pela orientação do projeto, ressaltamos a importância de abordar temas voltados a sustentabilidade ambiental durante as aulas.

Diante da situação atual do meio ambiente, os professores são capazes de plantar uma sementinha em cada criança, a qual pode brotar, crescer, produzir lindos frutos e no futuro contribuir para um ambiente mais saudável para as próximas gerações.

Neste sentido, o dever do professor não é somente apontar os problemas ambientais e discutir sobre eles, mas sim, despertar no aluno a possibilidade de ações em favor de um meio ambiente mais saudável, visando um mundo melhor.

Na foto, outra atividade com materias recicláveis Foto: Escola Divino Espírito Santo

RELATO DAS PROFESSORAS

“Foi possível observar o interesse dos alunos no decorrer das atividades sobre o tema sustentabilidade, pois os mesmos demonstraram estar empolgados e empenhados a realizar o plantio das sementes e mudas, conhecer sobre as abelhas, assim como produzir os brinquedos com recicláveis.” – Professora Maria Cieslak.

“Podemos afirmar que tivemos ótimos resultados com o projeto, pois foi possível perceber a preocupação dos alunos pela preservação com o meio ambiente por meio dos seus relatos e atitudes.” – Professora Daniele Adriana Horbacz.

“O cultivar a terra, faz parte do dia a dia de muitos alunos, pois a maioria deles tem contato diário com a terra, auxiliando seus pais nas atividades de horta e jardim, desse modo a atividade foi muito prazerosa.” – Professora Márcia Cichocki Trojan.

“Durante a realização das atividades voltadas a sustentabilidade ambiental, foi visível a empolgação dos alunos na busca de conhecimentos sobre os temas. As informações referentes as abelhas, motivaram os mesmos a pesquisar sobre a importância e a necessidade de cuidar e preservar os insetos que são benéficos para a humanidade. O plantio das mudas foi também um momento de descontração, sendo o primeiro contato de vários alunos com o solo, os quais adoraram a atividade. Enfim, os temas abordados contribuíram significativamente para o aprendizado dos alunos, foi possível atrelar a teoria à prática e oferecer aulas dinâmicas e muito produtivas.” – Professora Inês Valéria Antoczecen.

“Trabalhar sustentabilidade com nossos alunos é como plantar uma semente, sabemos que é um trabalho que somente iremos colher “FLORES” a longo prazo. Estamos preparando cidadãos de bem preocupados com um futuro melhor.” Diretora Andressa Paim da Silva

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.