Evento promovido pelo Sicredi reuniu cerca de 450 associados em Irati

Karina Ludvichak

Na última quarta-feira (23) a Agência Central do Sicredi de Irati realizou um evento referente a campanha do Novembro Azul, mês dedicado a conscientização da prevenção e diagnóstico do câncer de próstata, que reuniu cerca de 450 associados da região centro-sul do Paraná. O encontro aconteceu no Italiano Centro de Eventos, onde os participantes puderam desfrutar de um momento de aprendizagem sobre finanças, saúde e tecnologia.
Através da campanha, a agência também arrecadou alimentos que serão destinados a duas instituições sorteadas durante o evento. O gerente da Agência Central de Irati, Emerson de Lara, disse que a instituição sempre se dedica a promover eventos como este, e que segundo ele são importantes para a comunidade. “Este é um evento bastante tradicional, com o princípio do cooperativismo, é um interesse pela comunidade, então, vai muito além do financeiro”, destaca.
“Já tivemos relatos de outras pessoas que dizem que através desses eventos mudaram de vida. Então, esse é um momento importante para abordar a importância de cuidar da saúde”, comenta Emerson.
O encontro foi destinado ao público masculino, já que o mês se refere a importância de se fazer os exames preventivos, afim do diagnóstico do câncer de próstata. E para falar sobre o assunto, o médico Luiz Fernando Sella foi convidado para dar uma palestra explicativa do que é o câncer de próstata, como prevenir e a importância do diagnóstico precoce. O médico trouxe dados científicos, que estão ligados direta e indiretamente no desenvolvimento da doença.
“Às vezes, o diagnóstico tardio do câncer de próstata se deve pelo simples fato do estigma, é importante o homem se cuidar e ir ao médico, não apenas quando não se sente bem, mas para prevenir qualquer doença”, observou o médico durante sua palestra.
O presidente da Sicredi Centro Sul Pr/Sc/Rj, Santo Cappellari, destacou a importância do evento e ressalta o compromisso da instituição com as comunidades através de campanhas. “Trabalhos como esses tem como objetivo principal fazer com que os homens olhem mais para eles mesmos e cuidem mais de sua saúde”, disse.
Dado Schneider é Dr. em Comunicação e falou sobre a mudança entre as gerações e como a sociedade vem avançando em níveis mais rápidos graças as tecnológicas. De maneira descontraída, ele traz como tema principal de sua palestra o assunto “O mundo mudou bem na minha vez”, que faz parte de sua pesquisa sobre as gerações, onde faz uma análise em como as pessoas nascidas no século XX interagem com as novas tecnologias.
“Saímos de um sistema onde só aprendíamos com os mais velhos e passamos a ter as nossas fontes de informações. Ficou mais interessante aprender, então, se não mudarmos, os jovens não vão prestar atenção, e muito da experiência que nós temos não vai ser repassada por uma questão de linguagem, por isso, temos que nos readequar”, explica Dado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.