20 anos: ALACS realiza duas mini-conferências em Irati

Matéria atualizada às 13h40 – 02/12/2022

Karina Ludvichak

Errata – Na edição passada (nº 2799), na matéria sobre o 20ª aniversário da Alacs, na página 04 da versão impressa do jornal, foi informado que a Academia realizou um congresso, mas na realidade foram realizadas duas mini-conferências. Também foi informado que o 16º encontro era da ALCA, porém este foi o Encontro das Academias de Letras, Ciências e Artes do Paraná. Pedimos desculpas pela informação equivocada.

Na última sexta-feira (18), a Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro-Sul (ALACS) deu início aos eventos em comemoração ao seu 20º aniversário, onde também aconteceu o 16º encontro da Associação das Academias de Letras, Ciências e Artes do Paraná. O evento aconteceu em Irati, sede da Academia, nos dias 18, 19 e 20, no espaço térreo da Faculdade São Vicente e contou com a participação de, aproximadamente, 350 pessoas.
O tema principal do encontro foi Meio Ambiente e Cultura de Paz, apresentado em duas conferências. A solenidade de abertura aconteceu às 17h e contou com a participação do Coral Gaudeamus in Domino – Arcanjo Miguel, onde foi realizada a entrega oficial de livros das Academias à biblioteca da ALACS, além da homenagem ao historiador e memorialista Professor José Maria Orreda. E às 19h, foi feito o lançamento de livros e da revista em comemoração aos 20 anos da ALACS.
“20 anos significou para nós, principalmente nesta data, relembrar os primórdios, as nossas origens. Este é um evento que engrandece toda nossa região, já que a ALACS não é apenas da nossa cidade”, pontou Herculano Batista Neto, presidente da ALACS. Ele aproveitou a ocasião para falar sobre a importância da revista para o município, pois se trata da recuperação de biografias de todos os acadêmicos e todos os patronos da instituição, que são 92 no total.
“Foi um trabalho que se arrastou por um ano inteiro. Mas foi de suma importância, pois a recuperação da memória da academia teve sabor de dever cumprido”, destaca Herculano. A edição comemorativa aos 20 anos da academia foi lançada pelo editor chefe, professor Dr. Antonio José de Araújo. A diagramação da revista foi feita sob a liderança de Carlos Westphalen e a revisão ficou por conta da professora Wilma Rigolon.

Ainda no primeiro dia de evento o público pode acompanhar apresentações artísticas do grupo folclórico Polonês Mazury e o grupo folclórico ucraniano Ivan Kupalo. Luiza Neumann Filus, acadêmica da ALACS, aproveitou o momento para parabenizar o evento e destacar a importância das academias para o estado do Paraná. “Os membros das academias são pessoas que se voluntariam para escrever e repassar a cultura. E escrever é algo de suma importância, pois se você não escreve, passa. Então, essa revista é importante, porque isso é isso história”, disse.

Dione Navarro, presidente da Academia de Letras e Artes de Ponta Grossa, veio prestigiar o evento e relatou estar muito contente com o encontro. “Este é um momento de grandes aprendizados e compartilhamentos, pois nos permite conhecer outros colegas e outros projetos, e isso é uma oportunidade de crescimento”, observa.

Renata Regis Florisbelo, presidente do Centro Cultura Prof. Faris Michaele de Ponta Grossa, esteve presente no evento e aproveitou para parabenizar os 20 anos da ALACS e também o 16º encontro das Academias do Paraná. “Esse é sempre um momento único, pois ao longo do ano nunca temos oportunidade de encontrar tantas pessoas afinadas com a causa literária e das artes, onde podemos trocar ideias”, comenta.

A escritora Maria Lucia veio de Cascavel/PR para prestigiar o evento e aproveitou o momento para parabenizar a instituição pelos seus 20 anos. “Este é um evento memorável, com certeza, nós voltaremos para casa melhores do que viemos, porque as artes elas unem as pessoas”, disse.

PRESIDENTE DA ALCA
A programação de sábado (19) teve início às 8h30, com uma conferência sobre Meio Ambiente. E às 19h aconteceu a posse do novo presidente da ALCA. Chico Ramos, fundador da ALCA, aproveitou o momento para parabenizar o novo presidente, Herculano Batista Neto, e comenta que o intuito da instituição é preservar e repassar os conhecimentos produzidos pelos acadêmicos, além de buscar atender as necessidades de todas as instituições espalhadas por todo o estado.
“Nós estamos construindo a cada gestão, a cada presidência, mecanismos para cada vez melhor atender as expectativas e exigências ligadas a essas academias e aos mais de 700 acadêmicos”, observa Chico.
Atualmente, Herculano é o presidente da ALACS e, em uma eleição por aclamação, se tornou o 5º presidente da ALCA e ficará à frente do cargo nos anos de 2023 e 2024. Irati passa a ser sede da ALCA nos próximos dois anos. O prefeito de Irati, Jorge Derbli e a atual presidente da instituição, Lucrécia Welter, parabenizaram Herculano pela eleição. “A partir de 1º de janeiro eu darei início ao 5º mandato, e a partir desta data, eu tenho dois anos para fazer com que esta 5ª gestão possa apresentar o seu trabalho”, comentou Neto durante a cerimônia de posse.

No domingo (20), foi apresentado o painel sobre Cultura de Paz, com o debate “Como criar uma Cultura de Paz: Daisaku Ikeda e seus esforções para a Paz Mundial”, com os professores Dr. Antonio José de Araujo, membro da Alacs, José Carlos Amaral Vieira, compositor, pianista, musicólogo e membro da Academia Brasileira de Música, Dr. Cleyson de Moraes Mello, coordenador da Cátedra Daisaku Ikeda do Centro Universitário de Valença (UNIFFA) e mediador professor Dr. Mario Takao Inoue, membro da Alacs.

A programação também contou com uma homenagem aos 100 anos da Semana de Arte Moderna, organizada pelo Professor Dr. Edson Santos Silva, acadêmico da ALACS, juntamente com o Grupo de Teatro Irati.  Às 11h foi realizado o debate sobre onde acontecerá próximo encontro das Academias, onde será celebrado o 8º aniversário da ALCA, em 2023. As comemorações se encerraram às 12h, com avaliação do encontro e solenidade de encerramento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.