Fernandes Pinheiro dá importante passo para construção de aeroporto regional

Karina Ludvichak

Foi assinada, na última terça-feira (10), a escritura de doação do terreno de 24 hectares ao CONDER para a construção de um aeroporto regional em Fernandes Pinheiro. A doação foi feita pela família Kasperzak, agora, o projeto elabora pela Prefeitura do município tramita junto ao Governo Estadual.

A viabilidade do projeto é avalizada pelos prefeitos da região, em especial pela prefeita de Fernandes Pinheiro, Cleonice Schuck, onde o projeto nasceu, e o prefeito de Irati e presidente da AMCESPAR, Jorge Derbli.

Segundo Cleonice, a construção de um aeroporto regional é um avanço para vários setores da região, “pois a agilidade que o transporte aéreo fornece possibilita melhoras no setor logístico, empresarial, na área da saúde e também na geração de empregos”.

O presidente da Amcespar, Jorge Derbli, falou sobre a construção do aeroporto e o desenvolvimento regional. “Nossa região está se desenvolvendo cada vez mais no quesito infraestrutura e logística, um aeroporto na região só tem a agregar ainda mais. Todos os prefeitos da Amcespar estão unidos pelas causas que trazem ainda mais benefícios para a população, um aeroporto vai facilitar muito em questões logísticas. Agradeço também a família Kasperzak, que fez a doação do terreno para que, juntos, possamos continuar evoluindo a região”.

O Projeto de Lei Nº 010/2023, que previa a doação do terreno para a construção do aeroporto, foi votado na Câmara de Vereadores de Fernandes Pinheiro no dia 06 de junho deste ano, mas por quatro votos contráriosfoi arquivado, não podendo ser apresentado para nova votação em 2023. Por isso, os prefeitos da região recorreram a alternativas que tornassem possível o recebimento do terreno doado.

A área do sítio aeroportuário doado pela família Kasprzak chega a 24 hectares, que dentro do projeto está divido em pista de pouso e decolagem com 1400 m x 30 m, pista de táxi com 190 m x 15 m, pátio de estacionamento de aeronaves de 1400 m x 60 m, um terminal de passageiro de, aproximadamente, 1000 m2, um estacionamento com 100 vagas. A categoria do aeroporto é de 2C IFR NPA.

Após todo o trâmite legal para o recebimento do terreno, agora, os prefeitos se reúnem para conseguir recursos, a fim de construir o aeroporto tão esperado pelos municípios da região. “O próximo passo é encaminhar o projeto ao governador do estado, Ratinho Junior, através dos deputados Sandro Alex e Alexandre Curi, Hussein Backri e Artagão Júnior, que representam a região com excelência”, completa a prefeita.

Cleonice destaca que a gestão já está envolvida neste projeto há mais de um ano, e que, se concretizada, a construção de um aeroporto será um marco para Fernandes Pinheiroque se tornará uma das principais rotas de logística do Estado. “Vai ajudar no desenvolvimento do estado junto com a duplicação da BR-277 em conjunto com a nova Ferroeste”.

“É emprego sendo gerado e oportunidades não só para Fernandes Pinheiro, mas para toda região”. Após a conquista, a prefeita finaliza com uma frase de Madre Paulina: “Nunca, jamais desanimeis; embora venham ventos contrários!”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.