Fiéis celebram visita da relíquia e imagem de São Francisco

Sthefany Brandalise

A chegada da imagem e relíquia de São Francisco de Assis, protetor dos animais, despertou em seus fiéis uma grande emoção neste final de semana. Vinda de Guarapuava para Irati, ficaram expostas na capela São Francisco, para comemorar os 800 anos da Ordem Franciscana Singular (OFS), e também, os 39 anos da fundação da fraternidade em Irati.
Os membros da OFS junto com os integrantes do CPS da capela São Francisco de Irati foram até Guarapuava receber a imagem mais antiga de São Francisco de Assis. A figura chegou na cidade na sexta-feira (26), e permaneceu todo o final de semana. No sábado (27), a imagem ficou exposta para visitação da comunidade, onde crianças e adolescentes fizeram homenagens para o padroeiro. Depois, seguiu em carreata até a Paróquia Nossa Senhora da Luz, onde foi realizada a missa.
Na manhã de domingo (28), foi celebrada a Santa Missa, presidida pelo frei Jaime Manfrin, diácono Luciano e padre Jorge Casimirski, frei Daniel e o jovem frei italiano, Joseph, de Nápoli, que estão em missão no Brasil. A celebração também contou com a bênção dos animais
Após a leitura da oração de São Francisco de Assis, o padre Jorge Casimirski, pároco da Matriz Nossa Senhora da Luz, fez seus agradecimentos: “Agradeço a todos por esse momento histórico em nossa comunidade paroquial. Parabéns Vanderlei por ter esse dom de fazer história e escrever. Isso é muito para a Igreja”, disse.
Em seu breve discurso, Vanderlei Kawa, franciscano professor da OFS PR, comenta sobre a importância da imagem para a comunidade. “Louvando a Deus por nos ter dado São Francisco de Assis, neste dia de benção e de emoção. Também fazendo parte da história de 118 anos da nossa igreja católica em Irati. Nós podemos receber um pedacinho, um pequeno fragmento, do corpo de santo Assis, um fragmento do osso do fêmur, que está dentro desse relicário e a imagem mais antiga de São Francisco”, observa.
O frei Daniel, assistente da OFS, também explica para a comunidade o que é ser franciscano: “Nós somos peregrinos e forasteiros nessa caminhada da vida. Somos forasteiros e peregrinos para chegarmos a eternidade”, comenta.
Após o almoço, a comunidade e os franciscanos se reuniram para uma reflexão sobre a vida de santidade de São Francisco de Assis. O momento foi dirigido pelo assistente da OFS de Irati, frei Daniel Heiss, acompanhado por frei Jaime Manfrin.
SOBRE A IMAGEM
A pequena relíquia e a imagem de São Francisco de Assis, fundador da ordem franciscana, estão em peregrinação por todas as fraternidades franciscanas da OFS. Aqui no Brasil, a imagem está peregrinando desde 2015.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.