Gestão participativa faz empresa da região ser uma das melhores para trabalhar

 O trabalho humanizado com seus colaboradores e o desenvolvimento de atividades voltadas à comunidade local levaram a Compensados Drabecki, de Rebouças, ser reconhecida pela quarta vez como uma das melhores empresas para trabalhar no Paraná.

 A pesquisa foi realizada pela empresa Great Place to Work, que no Estado desenvolve a premiação em parceria com o jornal Gazeta do Povo. A aposta da empresa, que conta com mais de 160 trabalhadores para atender os mercados interno e externo, é a gestão participativa, adotada quando seus atuais presidentes Eliana e Nereu Moreira assumiram a administração do negócio. Desafiadoras e ao mesmo tempo gratificantes, diversas iniciativas são realizadas, com resultados altamente positivos.

Para ser reconhecida como uma das melhores empresas para trabalhar no Paraná a Drabecki passou pela avaliação dos seus próprios funcionários, em um processo exigente e idôneo, em que a direção teve acesso somente aos resultados. Nas quatro edições o menor índice de aprovação da empresa foi de 92%, o que para os seus diretores é motivo de muita alegria. Receber esse retorno dos colaboradores é o maior presente que poderíamos ter. Eles estão bem e ao mesmo tempo querem fazer parte disso, comemora a presidente da empresa, Eliana Maria Drabecki Moreira.

A certificação ocorre em vários países do mundo e tem como principal objetivo não fornecer prêmios, mas sim divulgar bons exemplos e estimular que outras empresas melhorem o seu ambiente de trabalho. Nós plantamos sementes. São exemplos para que as pessoas e empresas vejam que é possível fazer, tanto pequenas ou grandes ações. Todas fazem a diferença. Se não se tem o material, ofereça um sorriso, uma ajuda, acrescenta Eliana.

ATUAÇÃO A Compensados Drabecki desenvolve uma série de ações que humanizam o ambiente de trabalho e visam também colaborar com a comunidade. O voluntariado, o auxilio ao próximo e a cidadania são frequentemente estimulados e o resultado é uma equipe unida e satisfeita com o trabalho que realiza. Todas as nossas ações e projetos são voluntários, ninguém é obrigado a participar. Mas, como as pessoas estão satisfeitas, elas aderem, ressalta Eliana. Um dos projetos de destaque da Compensados Drabecki é um curso de inglês realizado dentro da empresa, que conta com uma sala de aula. Há mais de um ano, 20 jovens, de 13 a 15 anos, da rede pública de ensino, receberam bolsas. É um projeto também desenvolvido para colaboradores e para a comunidade. Outra iniciativa é disponibilizar uma carreta da saúde do sistema da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP) no pátio da empresa, onde são realizados atendimentos, desde o período da manhã até a noite, para exames preventivos para homens e mulheres. Nos dois últimos anos, o setor de recursos humanos conseguiu estender esse projeto para pessoas da comunidade e para funcionários de outras empresas. O diretor da Compensados Drabecki, Ewandro Komechen, destaca que a cada ano que passa mais colabores participam das ações voltadas para saúde e que a empresa além desse cuidado, busca também priorizar questões de segurança no ambiente de trabalho. Procuramos cuidar deles da melhor forma possível aqui dentro da empresa, destaca. Komechen ressalta outras ações de destaque da Drabecki, como o incentivo ao voluntariado, como as visitas realizadas pelos funcionários ao Lar dos Velhinhos – instituição localizada em Rio Azul, que atende idosos de toda a região. Eles não levam apenas doações materiais e sim carinho e atenção. É algo muito gratificante para nós, principalmente por ter cada vez mais adesão, e sendo exemplo para outras empresas, enfatiza.