Imbituva decreta estado de emergência e têm famílias desalojadas

Kauana Neitzel

A cidade de Imbituva foi fortemente atingida pelas chuvas dos últimos dias e o município decretou situação de emergência. O trabalho que está sendo desenvolvido, em parceria com a Defesa Civil e o Setor de Habitação e Engenharia, acompanha caso a caso. Até o momento, são 21 famílias que tiveram que deixar suas casas e o prefeito Celso Kubaski decretou estado de emergência.


A coordenadora do setor de habitação do município, Eronilda Gato, conta que nesta terça-feira havia 15 famílias que deixaram suas casas e estão, temporariamente, em casas de parentes. “Tivemos que pedir para elas se retirarem, porém não tinham para onde ir, então, provisoriamente, estas famílias estão em casas de parentes. Temos seis famílias que estão abrigadas no ginásio de esportes, um total de 21 famílias que estão desabrigadas”, conta.


Mas estes números podem mudar na quarta-feira (01), pois será realizado o levantamento oficial. Alguns bairros estão sendo parcialmente afetados e cerca de 30 residências podem ser interditadas. Na contagem da Habitação foi registrado que duas famílias da localidade de Mato Branco sofreram com alagamento, além de mais duas famílias da Piaba Bela Vista, mas o local mais atingido foi a cidade.

Comunidade de Faxinal dos Penteados tem pontos de alagamentos e casas foram atingidas – Foto: Fernanda Penteado


“A questão do interior está sendo muito preocupante, 90% das nossas estradas acabaram, é raro a localidade em que se encontra um bueiro. Os bueiro, as pontes, foram todas rompidas, então vai ser um trabalho gigantesco que a prefeitura vai ter daqui pra frente. Ainda estamos fechando os laudos juntamente com a Defesa Civil e as demais Secretarias para comunicar ao Estado os números exatos, para ver o como vai ser feito essa questão de recursos”, informou Eronilda.


A secretária de Educação cedeu dois furgões para realizar a retirada das mudanças das famílias atingidas, o próprio pessoal da Prefeitura está ajudando nesta questão de carga e descarga de moveis.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.