Imbituva decreta situação de emergência e reduz horário do comércio

Ações começam a valer a partir de sábado (21)

Na tarde de sexta-feira (20), o prefeito Bertoldo Rover tomou novas atitudes em relação ao enfretamento do coronavírus no município. Com dois casos suspeitos, a Prefeitura declarou situação de emergência e decidiu reduzir o horário de funcionamento do comércio.

Os estabelecimentos poderão funcionar das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira e no sábado das 9h Às 13h. Durante o expediente não pode haver aglomeração e deve seguir a seguinte regra: estabelecimento até 150 metros o máximo de cinco clientes dentro do local; de 150 a 300 metros até 10 clientes; de 300 até mil metros máximo de 25 clientes; acima de mil metros até 50 pessoas. Domingos e feriados não devem abrir, e recomenda-se escalas de trabalho.

A Prefeitura também suspendeu o atendimento presencial no prédio e nas Secretarias. Só funcionarão os serviços essenciais à população.

A partir deste sábado (21), estão suspensos os atendimentos e atividades de academias e escolas de esporte, assim como, casas noturnas, tabacarias, shows e clubes. Os bares podem funcionar até as 18h. Restaurantes e locais que sirvam alimentação fica restrita a atividade até as 20h, exceto entrega delivery.

Na regra não entram os postos de combustíveis, distribuidoras de gás e água, clínicas médicas e laboratórios, supermercados, panificadoras, açougues, farmácias, empresas de segurança e transporte público.

Os bancos deverão controlar o acesso dos clientes, para evitar aglomerações, respeitando um por funcionário, bem como, promover a organização das filas com distanciamento e a higienização com álcool gel.

Também, está suspensa a circulação de veículos de transporte rodoviário interestadual de passageiros. Outra ação é a proibição de aglomeração de pessoas em praças, parques e quadras esportivas do município. Nos locais, será feita a fiscalização pela equipe da prefeitura.