Imposto de renda pode ser destinado aos projetos sociais

População pode doar parte do imposto de renda para fundos para idosos, crianças e adolescentes

Secom

A Secretaria de Assistência Social de Irati informa a população que é possível apoiar projetos na área da infância e do envelhecimento, fazendo a destinação de porcentagem do imposto, diretamente, na Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda de Pessoa Física (DIRPF).
Ao preencher a ficha, disponível no site https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/meu-imposto-de-renda, deve-se selecionar a opção de doações, diretamente, na declaração e, depois, selecionar o tipo do fundo. Na aba ‘município’, ao selecionar Irati, estará habilitado o Fundo do Idoso e o Fundo da Criança e do Adolescente.
A Secretaria lembra que a dedução é de 3% e contribui para ações voltadas ao envelhecimento, tornando a cidade mais amiga da pessoa idosa. Ainda, a destinação também contribui para o desenvolvimento das crianças e adolescentes do município.
É importante estar atento aos prazos da Receita Federal. A dedução não se aplica à pessoa física que utilizar o desconto simplificado, apresentar a declaração em formulário ou entregar a declaração fora do prazo.
Mais informações sobre a destinação podem ser obtidas, por meio do telefone (42) 3132-6200.