Irati, Imbituva, Mallet e Prudentópolis terão sessões gratuitas de cinema ao ar livre nesta semana

Projeto do Governo do Estado “Cinema na Praça” vai exibir o filme Patrulha Canina

Amanda Borges, com informações da AEN

Nos próximos dias, os moradores de Irati, Imbituva, Mallet e Prudentópolis poderão prestigiar um filme gratuitamente exibido em uma estrutura de cinema itinerante. O projeto “Cinema na Praça”, promovido pelo Governo do Estado, chegará às cidades da região entre terça (28) e sexta-feira (01). Estão programadas duas sessões por município e o filme apresentado será “Patrulha Canina”.

A primeira exibição da região será em Prudentópolis, na terça-feira (28), na Praça da Igreja Matriz São João Batista. O segundo município agraciado com o programa será Mallet, que vai receber a estrutura na quarta (29) e ficará localizado na rotatória em frente ao Terminal Rodoviário. Na quinta-feira (30), o caminhão chega a Irati, no Parque Aquático. E, por último, estaciona na Praça Dr. Theodoro Newton Diedrichs, em Imbituva, na sexta-feira (01). Todas as sessões ocorrem às 19h e às 21h,  e comportam até 400 pessoas cada uma.

O PROJETO

O programa propõe levar diversão e cultura para diferentes cidades do Estado que não possuem cinemas de rua nem em centros comerciais, através de um veículo equipado com os apetrechos necessários para a exibição cinematográfica. Ao todo, serão 60 exibições por todo o Paraná.

Para o governador Carlos Massa Ratinho Junior, um dos objetivos da proposta é descentralizar a cultura, proporcionando que uma parcela cada vez maior da população tenha acesso a este tipo de atividade. “O Cinema na Praça é mais uma iniciativa para levar cultura, arte e diversão para as cidades onde a população não tem essa estrutura. Movimenta as cidades e mexe com as pessoas, especialmente com as crianças do Paraná”, afirmou.

O Cinema na Praça, é uma iniciativa do Governo do Paraná com apoio da Renault do Brasil e da Motion Picture Association – MPA. Durante a pandemia, o programa sofreu um intervalo por conta das medidas preventivas à Covid-19, mas agora retomou seu percurso itinerante.

ESTRUTURA

A tela para exibição do filme é um painel de LED, de 7,6 metros por 2,5 metros, levado por uma carreta até a praça da cidade, onde cerca de 400 cadeiras completam a estrutura à espera da população.