Iratiense é indicado em lista sêxtupla para vaga no Tribunal de Justiça do Paraná

Assessoria OAB

Em sessão realizada na tarde da última terça-feira (24/10), o Conselho Pleno da OAB Paraná escolheu os nomes para compor lista sêxtupla para preenchimento de vaga do Quinto Constitucional da Advocacia, no Tribunal de Justiça do Paraná.

Foram escolhidos, entre 12 candidatos, Douglas Bonaldi Maranhão, Fábio Luís Franco, Helena de Toledo Coelho, André Luiz Bauml Tesser, Renata Ceschin Melfi de Macedo e Luís Augusto Polytowski Domingues.

A vaga a ser preenchida é decorrente da aposentadoria da desembargadora Vilma Régia Ramos Rezende (processo 6224/2023).

Luís Augusto Polytowski Domingues, de Irati, é um dos candidatos para a vaga, e diz estar muito feliz com essa indicação. “A importância da minha indicação nessa lista se dá no sentido da valorização de Irati, da nossa comarca. Nós somos, hoje, uma subseção pequena dentro do cenário do Estado Paraná, pouco mais de 400 advogados na subseção que é abrangida por 10 municípios. A importância de figurar nesta lista é enaltecer o nome da nossa cidade e da nossa região. Ter um advogado representante da nossa região demonstra que a advocacia do interior também é forte. Essa minha escolha mostra a importância de Irati no cenário da OAB, os bons trabalhos que fizemos permitiram que eu pudesse ser escolhido para compor essa lista e representar a nossa região nessa disputa”, disse.

Ainda, Luís explica como é feita a escolha dos candidatos “Todos os tribunais nacionais brasileiros, a partir da Constituição de 88, têm a formação de 1/5 de representantes oriundos da advocacia e do Ministério Público. 10% dos desembargadores são formados por advogados, 10% por membros do Ministério Público e os outros 80% por juízes de carreira. Esse processo de formação, a indicação desses nomes, começa na advocacia pela OAB, ela abre um processo que escolhe seis nomes dentre os inscritos e eu fui escolhido, então estou nesta lista formada pela OAB que vai ser encaminhada ao Tribunal de Justiça. Desses seis nomes que o OAB escolheu o Tribunal de Justiça escolherá três, e esses três são encaminhados na sequência e o Governador faz a nomeação”, conta.

A sessão, conduzida pela presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, teve início às 13h, e terminou por volta das 16h, após a arguição dos candidatos. A votação ocorreu por meio eletrônico.

A lista sêxtupla será encaminhada ao Pleno do Tribunal de Justiça do Paraná, que a partir desses nomes vai eleger uma lista tríplice. A escolha final será feita pelo governador do estado, Carlos Massa Ratinho Júnior.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.