Rio Azul realiza diversas atividades de conscientização durante Outubro Rosa

Esther Kremer

Os eventos do Outubro Rosa em Rio Azul seguem conscientizando a população sobre a prevenção contra o câncer de mama, mas este ano foi diferente devido às condições climáticas e aos desastres naturais causados por fortes chuvas que atingiram a região. No entanto, a Secretaria de Saúde adaptou as atividades para continuar os trabalhos que eram feitos com a Caravana do Outubro Rosa.

Tanto a Caravana e outros eventos de grande porte programados para o mês foram temporariamente cancelados devido às condições adversas e aos danos causados pelas enchentes. A prioridade da Prefeitura, no momento, são as recuperações rápidas das estradas e o apoio às pessoas afetadas pelas chuvas, enchentes e alagamentos.

Cada Unidade de Saúde, porém, não deixou de propagar a conscientização e prevenção. Dentro de suas áreas de abrangência, as unidades organizaram diversas atividades para chamar a atenção da população para a importância da prevenção do câncer de mama. Isso incluiu a realização de exames de preventivo, marcação de mamografias para as mulheres, palestras e encontros envolvendo o tema.

Segundo a secretária de Sáude, Cristiana Schvaidak, as ações locais demonstraram a união da população em prol de uma causa nobre. “Não deixamos de realizar as atividades neste mês tão importante para a saúde da mulher. Eu sempre digo que o diagnóstico precoce salva vidas e acredito neste importante trabalho que fazemos aqui em Rio Azul. Conscientizar a população, as mulheres, que a saúde é o bem mais precioso que nós temos, não tem preço”, disse.

A prefeitura de Rio Azul continua a acompanhar de perto a situação das estradas e a prestar assistência às famílias impactadas. Embora o Outubro Rosa tenha enfrentado obstáculos, a mensagem de conscientização e prevenção está sendo levada para todos os munícipes.

“O nosso evento do Outubro Rosa pode ter sido alterado, mas o espírito e a importância permanecem inabaláveis. É isso que nós sempre buscamos e sabemos o quanto a população se sente abraçada”, comenta a secretária.

VACINAÇÃO

Outra ação significativa foi o “Dia D de Vacinação”, que ocorreu na semana passada e a campanha ainda está acontecendo em diversas áreas de abrangência com o objetivo de atualizar a carteira de vacinação de toda a população. Esta iniciativa visa garantir que as pessoas estejam devidamente imunizadas contra doenças evitáveis por meio da vacinação, contribuindo para a saúde pública.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.