Jornada BIM capacita mais de 900 servidores em todo Paraná

Encerramento ocorreu em Fernandes Pinheiro e contou com a presença de autoridades

Kauana Neitzel com Assessoria

A Jornada BIM Paraná chegou ao fim. O encerramento das capacitações ocorreu nesta quarta-feira (08), em Fernandes Pinheiro, o programa é realizado pela Secretaria de Infraestrutura e Logística, em parceria com a Escola de Gestão do Paraná. Foram certificados 968 servidores públicos municipais das áreas técnicas de Arquitetura, Engenharia e Construção do Governo do Estado do Paraná.


A capacitação atende a Estratégia BIM PR buscando sensibilizar e capacitar os servidores para elaborar, contratar e fiscalizar estudos, projetos e obras utilizando a metodologia Building Information Modeling (BIM), traduzido para Modelagem da Informação da Construção.


O secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, que esteve presente no evento, contou à Folha que é uma alegria finalizar está primeira etapa da implementação. “Paraná é pioneiro, agora, as prefeituras também vão trabalhar nessa modelagem. Todos os projetos vão começar a exigir a modelagem BIM, então quem está aperfeiçoado, treinado e tem capacidade já vai poder sair na frente. Nós queremos que os municípios do Paraná saiam na frente”, destacou o secretário.

Legenda: O encerramento das capacitações aconteceu em Fernandes Pinheiro – Foto: AMP


Este é um passo extremamente positivo, de acordo com o deputado estadual Alexandre Curi em entrevista à Folha, “a partir do ano que vem será um sistema otimizado e os engenheiros das prefeituras estão sendo preparados. Isso leva o Paraná para um reconhecimento nacional com transparência, tecnologia, desenvolvimento e além de outras tantas conquistas já adquiridas”, completa Curi.


O presidente da Amcespar e prefeito de Irati, Jorge Derbli, relata que o BIM vai solucionar um grande problema no setor de obras. “As prefeituras têm dificuldade na elaboração de projetos completos e complexos para levar ao governo e serem aprovados. Com esse sistema vamos conseguir, agora, fazer o projeto na sua totalidade sem esquecer de nada, para que não exista aditivos no final da obra. Assim, o projeto é aprovado imediatamente e pode buscar mais recursos para o município”, finaliza.


O BIM envolve a criação de modelos 3D digitais que representam todas as características físicas e funcionais de uma construção, desde sua geometria até informações detalhadas sobre materiais, custos, prazos, manutenção e outros aspectos. O uso desse método aprimora a confiabilidade de projetos e processos de planejamento e controle de obras, resultando em maior produtividade e eficiência, além de reduzir os custos e os riscos associados à construção de edifícios e infraestrutura. Esse modelo tem conquistado aceitação global como uma abordagem inovadora no desenvolvimento de projetos e na gestão e manutenção de obras.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.