Mais de 350 agricultores são beneficiados por projetos rurais em Inácio Martins

Amanda Borges, com reportagem de Jaqueline Lopes

A prefeitura de Inácio Martins tem investindo em iniciativas que apoiam os moradores da área rural do município. O projeto “Porteira Adentro” é um exemplo disso. Nele, a prefeitura disponibiliza uma escavadeira hidráulica, assim como, um funcionário capacitado para operar a máquina, aos agricultores. Há também uma facilitação na compra do calcário, já que prefeitura propicia ao agricultor a possibilidade de uma redução considerável no valor do material.

De acordo com o prefeito de Inácio Martins, Júnior Benato, os dois projetos colaboram muito com os agricultores do município. O envio da escavadeira, por exemplo, é gratuito e seu uso fica a critério do beneficiado, desde que a máquina não ultrapasse 8h dentro da propriedade.

O agricultor Rosalino Dama compartilha que para ele o uso da escavadeira serviu para fazer um açude, dois poços e uma fossa. Dama diz que o açude, em especial, foi um projeto que trouxe muitos benefícios. “Era muito sonhado ter aquele açude, para gente ter mais água na propriedade” e complementa: “nós esperávamos isso e agora chegou!”.

A falta de água também era um problema enfrentado por Adilson Antônio Schons. Ao receber a vinda do maquinário do Porteira Adentro, ele pôde cavar um novo reservatório que terá como finalidade a irrigação das plantações. Adilson tira sustento da agricultura e toda sua plantação é feita a base de produtos orgânicos, sem a utilização de nenhum tipo de defensivo agrícola. “Quando dava uma estiagem forte faltava água, agora, creio que não vá faltar mais”, disse.

Já na facilitação de acesso ao calcário, a maior vantagem para os agricultores é a redução no valor pago pelo minério. Junior explica que é possível baratear o processo, pois a prefeitura realiza o frete entre o local de coleta, que fica em Ponta Grossa, e a propriedade do comprador, sem custo adicional. Por conta disso, passa a equivaler 1/3 do custo inicial do produto.

Edílio Armani foi um dos beneficiados pelos dois projetos. De acordo com ele, o calcário foi depositado em um espaço que dedica à lavoura. “Acho que foi muito aproveitado o calcário que eles mandaram”, relata. Com relação ao Porteira Adentro, Armani diz que o maquinário teve como utilidade recuperar dois tanques e cavar um novo. “Os operadores são muito bons e as máquinas potentes, fiquei muito agradecido”.

O Diretor do Departamento de Meio Ambiente e responsável pelo programa Porteira Adentro, Marcos Aurélio Nunes Pereira, explica que existem exigências para participar do projeto. De acordo com o diretor, é necessário ter vínculo com alguma associação local, participar do CAD/PRO (Cadastro de Produtores Rurais) e ter certidão negativa. As obras que podem ser desenvolvidas pelo projeto são poços, bebedouros, açudes, terraplanagem, aterros, interferências em bueiros e pontes. Atualmente, mais de 350 agricultores são atendidos pelo projeto e há uma lista de espera de 150 nomes.

Já o programa de acesso ao calcário tem como objetivo realizar a melhoria e correção do solo. Para inscrição, os requisitos nesse programa se limitam a ter ADAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf) e CAD/PRO. O teto para compra é de 14 toneladas de calcário por agricultor e o transporte é feito mediante pagamento adiantado. De acordo com Marcos, foram entregues mais de 150 viagens de calcário no último ano aos agricultores da região.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.