Mallet é responsável por 17,3% da produção de kiwi de todo o Paraná

Esther Kremer

A cidade de Mallet é conhecida como a capital do kiwi do estado do Paraná. Anualmente, diversas pessoas se reúnem para celebrar a Kiwi Fest que atrai agricultores de todas as partes do estado e de estados vizinhos em busca de conhecimento técnico e inspiração para o cultivo dessa fruta exótica.
A região também se destaca no cultivo de outras frutas como uva, caqui, ameixa, pêssego, morango e maçã, tornando-se ainda mais adaptável a variações na fruticultura. O prefeito da cidade, Moacir Szynvelski, falou sobre o status do município na produção do kiwi. “Ser reconhecido como a capital do kiwi do Paraná é motivo de grande alegria para todos nós, e continuaremos apoiando e incentivando essa atividade que é tão importante e contribui para o desenvolvimento econômico da região”, disse.
Segundo dados de 2021, o município é responsável por 17,3% da produção de kiwi de todo o Paraná e a fruta é reconhecida pela alta qualidade tanto na variedade com pelo, de cor verde e levemente ácido, colhido a partir de 1º de abril, quanto na variedade sem pelo, de tom amarelo e adocicado, cuja colheita já é liberada a partir de 1º de fevereiro. Rico em vitamina C, esse superalimento é comercializado a um valor acessível na região, proporcionando benefícios à saúde de quem o consome.
FRUTAS NAS ESCOLAS
Além de abastecer o mercado com a alta produção das frutas, Mallet também é uma grande responsável por fornecer este alimento como merenda escolar das crianças da região. As frutas produzidas localmente, pela agricultura familiar, importante setor de abastecimento das merendas escolares, são escolhidas, preparadas e enviadas como forma de complementação alimentar das crianças.
KIWI FEST
A Kiwi Fest é mais uma prova do sucesso, com seu atrativo programa repleto de conhecimento técnico e atrações musicais, além de uma variedade de produtos culinários à base da fruta, impulsionando o comércio local e gerando um movimento econômico significativo, é bastante aguardado pela população de toda a região.
A festividade é uma forma de fomentar ainda mais a produção da fruta tanto no município, quanto na região. Além de, claro, proporcionar lazer aos munícipes.
Em resumo, Mallet está se tornando um exemplo de como o empreendedorismo agrícola, aliado ao suporte técnico apropriado, pode transformar uma produtividade de frutas em referência no Paraná.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.