Moradoras participam de curso sobre preparo de bolos e tortas

O curso acontece em Bituva das Campinas e é uma parceria entre Prefeitura e Senac

Daniela Valenga

A Prefeitura Municipal de Fernandes Pinheiro, por meio da Secretaria de Assistência Social e em parceria com o Senac Irati, ofereceu um curso de preparo de bolos e tortas para as moradoras da comunidade de Bituva das Campinas. Dezoito mulheres participaram da formação que ocorreu entre os dias 6 e 27 de maio.
O curso possibilitou que as moradoras aprendessem e desenvolvessem técnicas relacionadas ao preparo e decoração de bolos e tortas. Entre os temas abordados estavam boas práticas na manipulação de alimentos, higiene e apresentação pessoal, conservação, armazenamento e prazo de validade dos alimentos preparados.
As participantes aprenderam a preparar diversos tipos de massas, como Marta Rocha, Torta Holandesa, Torta Alemã, Bolo Indiano, Naked Cake, Red Velvet, entre outros. O curso já havia sido ofertado em outras comunidades do município, como Angai e Bituva dos Machados.
“Há uma profunda transformação na vida das nossas alunas, que vai desde promover a geração de renda até a elevação da autoestima das participantes”, destaca Denilson João Alessi, Técnico de Relação com o Mercado do Senac Irati. Ele conta que foram disponibilizadas 18 vagas na turma. Ao todo foram 40 horas, divididas em 10 encontros de 4 horas, com 100% de adesão e conclusão do curso.
Denilson relata que o curso foi oferecido através do Programa Senac de Gratuidade, uma ação de inclusão social e de acesso à educação profissional, que busca possibilitar um futuro melhor pela oferta de cursos gratuitos. “A parceria com a prefeitura foi fundamental para que o curso acontecesse, o município disponibilizou a estrutura física, apoio para divulgação e realizou a seleção das participantes”, destaca.
A Secretária Municipal de Assistência Social, Elisangela Do Carmo Pires, descreve a participação da comunidade como excelente. “As moradoras já solicitaram outros cursos”, conta. Elisangela explica que a secretaria realiza um levantamento de interesses e necessidades das comunidades do município. “Temos planos de atender todas as as regiões com suas demandas e solicitações”, aponta.