Nathan pede ajuda para novo tratamento

Fazendo tratamentos desde 2013, o ultimo procedimento realizado foi em janeiro do ano passado, no Paraguai e, que devido a pandemia do COVID-19 foi desmarcado, resultando em um agravamento da doença

Desde que foi diagnosticado com Distrofia Muscular de Duchenne, em 2013, quando tinha 6 anos, Nathan Patrzik, hoje com 16 anos, vem fazendo tratamentos para a doença. Através da campanha “Força Nathan”, ele arrecada fundos para os procedimentos. Entre eles, métodos realizados na Tailândia e no Paraguai.

Com a ausência de uma proteína essencial para a integridade do músculo, a Distrofia de Duchenne é uma doença genética, uma degeneração progressiva do músculo que ocorre apenas em meninos. Um dos tratamentos precoces recomendados é com corticoides para ajudar na diminuição do processo inflamatório do músculo, além da fisioterapia, que ajuda na progressão da doença.

Ambos já foram tratamentos feitos pelo Nathan e, apesar das fisioterapias ainda serem comuns, tendo três vezes ao dia durante cinco dias da semana, ele não se adaptou com tratamento com o corticoide e captopril, então foi decidido encerrar aos poucos e iniciar um tratamento mais natural, com células-troncos e atualmente o Terapia Celular Regenerativa.

Em 2013, Nathan iniciou o tratamento com células-troncos na Tailândia. Ao todo, foram seis idas até o país asiático, sendo $33 mil dólares por viagem. Com o tratamento surtindo efeito, ao todo foram 8 aplicações em 30 dias. Já em 2018, após cinco anos, iniciou um novo procedimento no Paraguai, com um investimento mais baixo, cerca de $5 mil dólares por aplicação. Este, por sua vez, foi realizado até janeiro de 2020 e encerrou devido a pandemia do COVID-19.

Com as aplicações agendadas em 2020 desmarcadas e um ano sem fazer o tratamento, a doença agravou, o que ocasionou na perda muscular, respiratória e cardíaca. Contudo, um novo tratamento de Terapia Celular Regenerativa foi iniciado em janeiro de deste ano. Até o momento foram duas (janeiro e fevereiro de 2021) das seis aplicações programadas para esse semestre.

Cada etapa tem o valor de $3 mil dólares. “Estamos necessitando de ajuda financeira e para isso estamos fazendo várias vendas de produtos em MDF e confeccionando máscara para trazer segurança e qualidade para a família de todos vocês”, explica Nathan. Além das vendas dos produtos, também estão fazendo a venda de uma rifa valendo uma cesta de maquiagem no valor de R$ 2,00 e uma “vaquinha virtual”.

Outro meio de arrecadar fundos é o leilão virtual. Sem data definida, alguns amigos ajudam na elaboração. “A data ainda não foi definida, mas contamos com a ajuda de todos para angariar mais prêmios e também que possa me ajudar bastante”, pede Patrzk. Nathan conclui agradecendo a todos por toda ajuda durante esses anos. “Agradeço a todos que, desde que iniciei o tratamento, vem me ajudando e, agradeço também a todos que independente da forma, se financeira ou por orações estão sempre me ajudando”, agradece.

As informações completas dos artesanatos, mascaras, rifas e da vaquinha virtual podem ser encontrados na página de Facebook: Força Nathan – Amigos para Sempre e no Instagram @forca.nathan ou pelo telefone (42) 9 9823-1662.