Nova diretoria da subseção de Irati da OAB toma posse

Gestão busca valorizar os profissionais atuantes na região

Amanda Borges, com reportagem de Nilton Pabis

Na sexta-feira (01), ocorreu a posse da nova diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da subseção de Irati. O novo presidente eleito foi Mário Pianaro, que afirma que a nova gestão vai buscar valorizar os profissionais do direito atuantes em Irati, como forma de estímulo à atividade local.

“O que nós buscamos com essa campanha é mostrar para a sociedade local que nós temos, aqui, profissionais especializados em todas as áreas do direito e que têm totais condições de prestar um ótimo serviço jurídico para o cidadão, para o empresário, para quem precisar”, afirmou o novo presidente a respeito do tema.

Além disso, Pianaro também explica que o cenário iratiense recente tem se mostrado favorável à atuação dos advogados, bem como à formação de novos profissionais. Portanto, o presidente vê com bons olhos a oferta do curso presencial de Direito ofertado pela Faculdade São Vicente, anunciado recentemente. “Por anos nós vimos inúmeras vans e ônibus, estudantes indo morar em outros centros para poder fazer um curso de direito. Então, o fato de existir hoje, aqui na nossa cidade, esse curso sendo ofertado entendemos que é algo natural e que vem para beneficiar o município”.

Além disso, a respeito da sua futura atuação no cargo, Pianaro quer aproximar o cotidiano dos advogados iratienses da população leiga. Assim, ele pretende iniciar esse trabalho levando profissionais às escolas do município para explicar detalhes sobre o dia-a-dia de um advogado. “Nós queremos mostrar um pouco para os alunos como é a profissão do advogado e eventualmente despertar uma vocação”, conta.

Marilena Winter, presidente da OAB Paraná, esteve presente na cerimônia de posse do novo gestor. De acordo com ela, as unidades locais como a de Irati desempenham um papel fundamental para o funcionamento da Ordem. Cabe às subseções a função de informar as seções maiores a respeito das necessidades reais de cada região. “É essa cooperação regional entre todos que vai construir uma gestão integrada, como nós estamos nos propondo a fazer”, explicou a gestora.

Assim como Marilena, Fernando Deneka, vice-presidente da OAB Paraná, reconhece as necessidades por trás das implementações das seções locais. “A subseção é o primeiro contato que o advogado tem com essa administração, tão grande que a OAB tem. Então, qualquer necessidade ou emergência ele pode contar com esse local próximo para acompanhar, o que faz com que a subseção seja extremamente importante no dia a dia do advogado”, finaliza Deneka.