Prefeito Osnei busca implantação de base do SAMU no município

Se implantado, o serviço atenderá 20 municípios

Na quinta-feira (6), o prefeito de Prudentópolis, Osnei Stadler, juntamente como vice-prefeito, Evaldo Hoffmann, e o Secretário Municipal de Saúde, Marcelo Hohl Mazurechen, receberam a visita técnica de representantes da Secretaria de Estado da Saúde e 5ª Regional de Saúde. A reunião teve por objetivo avaliar a estrutura municipal para a implantação de Base do SAMU – Regional no Município (O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), se aprovada, a estrutura ficará anexa ao Centro Municipal de Saúde.

 

É muito importante essa nova conquista, pois era uma necessidade de nossa cidade, e nos últimos anos já estávamos correndo atrás para que isso fosse concretizado” 

Osnei Stadler

O SAMU será implantado para atender todos os 20 municípios da 5ª Regional de Saúde, contará com 11 ambulâncias básicas, distribuídas entre os municípios, e cinco ambulâncias de transporte avançado distribuídas em quatro bases. São elas: Guarapuava, Laranjeiras do Sul, Pitanga e Prudentópolis. As Ambulâncias serão cedidas pelo Governo do Estado do Paraná, que também repassará parte dos recursos de custeio destas.
Na manhã de sexta-feira (7), foi realizada uma reunião com os 20 municípios da região, para encaminhar questões como a vinculação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência ao novo Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS5RS). Todos os municípios vão participar desse projeto.  A reunião contou com a presença do secretário estadual de Saúde, Beto Preto, que demonstrou o grande apoio do Governo do Estado em implantar o serviço na região.