Prefeitura de Imbituva investe em cursos de capacitação profissional

O objetivo é preparar a população para o mercado de trabalho

Esther Kremer

A Secretaria de Assistência Social, através da secretária Cleide Kubaski e sua equipe, formalizou mais uma grande parceria para o município de Imbituva. Desta vez, o SENAC e SENAI – PR estão oferecendo cursos de forma gratuita para toda a população, com o objetivo de capacitar melhor os munícipes para o mercado de trabalho.
As parcerias com as duas instituições já existiam em outras gestões e agora são aproveitos da melhor forma, entregando cursos de qualidade e gratuitos para a população imbituvense. As inscrições podem ser feitas através dos links disponibilizados na divulgação dos cursos pela Secretaria de Assistência Social, por meio das redes sociais e do site oficial da prefeitura.
Para o prefeito Celso Kubaski a formação da mão de obra é um dos segredos da empregabilidade no município.

“Quando uma empresa quer ampliar os seus serviços ou quer se instalar no município ela depende de mão de obra qualificada. Por isso que nossa administração tem o foco de qualificar nossa população, que fica mais preparada para as oportunidades que o mercado vai lhe oferecer”, disse Kubaski.

O diretor de desenvolvimento econômico do município, José Roberto Stadler Lemos, explica que estão tendo um bom retorno da população, em que as aulas estão sendo cada vez mais procuradas. Segundo ele, uma das estratégias que utilizaram para que procura pelos cursos aumentassem, foi entrar em contato com todas as empresas do município e questionar sobre as principais dificuldades que encontram na hora de contratar um funcionário, desta forma, podem oferecer cursos úteis.
O diretor também explica que precisaram fazer um plano de trabalho e verificar todas as novas leis para empresas e trabalhadores, em que constataram uma lei que não permite que empresas contratem trabalhadores sem escolaridade e,por conta disso, buscaram através do SESI/SENAI levar o EJA para o município, para que a população possa concluir os estudos. As aulas acontecem uma vez por semana, de forma online e caso o aluno não tenha acesso à internet, o SENAI oferece um chip com internet liberada para ter acesso as aulas.
“Isso é algo muito bacana que temos agora, ajuda a população a concluir os estudos tudo de forma gratuita e com muita qualidade aqui no nosso município de Imbituva”, completa o diretor.
Para Lemos, a principal importância desta parceria como SENAC e SENAI, é oferecer capacitação profissional, gerando mais oportunidades de emprego e agilizando o processo de inserção do trabalhador no mercado de trabalho. “É muito importante que o trabalhador seja qualificado para o mercado, os cursos são para somar e oferecer qualidade para a população”, disse.

𝙀𝙨𝙩𝙖𝙢𝙤𝙨 𝙞𝙣𝙫𝙚𝙨𝙩𝙞𝙣𝙙𝙤 𝙚𝙢 𝙥𝙚𝙨𝙨𝙤𝙖𝙨, 𝙘𝙖𝙥𝙖𝙘𝙞𝙩𝙖𝙣𝙙𝙤, 𝙩𝙧𝙚𝙞𝙣𝙖𝙣𝙙𝙤, 𝙚𝙣𝙨𝙞𝙣𝙖𝙣𝙙𝙤, 𝙥𝙖𝙧𝙖 𝙦𝙪𝙚 𝙥𝙤𝙨𝙨𝙖𝙢 𝙖𝙜𝙧𝙚𝙜𝙖𝙧 𝙢𝙖𝙞𝙨 𝙧𝙚𝙣𝙙𝙖 𝙖𝙤 𝙡𝙖𝙧 𝙚 𝙨𝙚 𝙞𝙣𝙨𝙚𝙧𝙞𝙧 𝙣𝙤 𝙢𝙚𝙧𝙘𝙖𝙙𝙤 𝙙𝙚 𝙩𝙧𝙖𝙗𝙖𝙡𝙝𝙤.

Cursos ofertados:

Operador de caldeira, operador de motosserra, operador de trator, carregador florestal, metrologia industrial, mecânico de manutenção industrial, empilhadeira, segurança do trabalho em altura, manutenção industrial preventiva e preditiva, aperfeiçoamento em mecânica industrial e manutenção de mecânica industrial.
No curso de mecânico na área de indústria, os alunos inscritos já realizaram a parte teórica e agora poderão realizar a parte prática no município. Os cursos de confeiteiro e salgados se encerram na sexta-feira (12).
O curso de manicure já está com inscrições abertas, que podem ser feitas no CRAS próximo a firma do Vacico.