Prefeitura entrega acervo literário com mais de 300 livros para CMEIs e escolas de Irati

Karina Ludvichak

Na terça-feira (26), a Prefeitura de Irati, em parceria com Secretaria de Educação, realizou a 1ª Tarde Literária em Irati, na ocasião, foi feita a entrega de acervos literários com mais de 300 livros infantis para CMEIs e escolas municipais. A cerimônia aconteceu durante a tarde, no CT Willy Laars, este é o primeiro evento realizado no local após a inauguração no 32° Rodeio Crioulo de Integração. 

Ao todo, 39 instituições foram contempladas com as novas aquisições, um investimento de mais de R$ 300 mil. As escolas municipais receberam 350 livros, e os CMEIs 310. Os livros serão utilizados entre as crianças do berçário, pré-escola, até o 5º do fundamental. Autoridades, diretores, coordenadores e alguns alunos participaram da cerimônia, que contou também com apresentações culturais.

Jorge Derbli, prefeito de Irati, ressaltou a importância dos livros para a educação infantil, e diz que o novo investimento vai contribuir para o desenvolvimento dos alunos. “No aprendizado básico, o livro é muito importante. Quando você abre um e lê uma história para uma criança, realmente fascina, e isso traz conhecimento e também a vontade de aprender”, disse.

Segundo a secretária de Educação, Jandira Teresinha Gerardi, uma equipe fez a seleção dos livros, as obras foram escolhidas de acordo com a idade e nível de aprendizagem em que as crianças se encontram. Ela comenta, ainda, que ler para uma criança é importante, pois ajuda no desenvolvimento.

“Com muita alegria, e com o objetivo de cada vez mais melhorar o aprendizado nas escolas, principalmente, a língua portuguesa, que nas nossas provas deu uma defasagem maior. Nós estamos investindo em livros para que o professor trabalhe mais a leitura e a escrita. Sabemos que a leitura desde pequeno, quando eles ainda estão no berçário, já motiva a fala, e os incentiva a ter interesse pelos livros. O que nós queremos fazer é dar essa continuação para os alunos e ferramentas para os professores”, comenta Jandira.

A vice-prefeita Ieda Waydzik, comenta que está muito contente com as novas aquisições, que servirão para enriquecer ainda mais a aprendizagem dos alunos do município. “O livro é cultura, faz com que as crianças tenham imaginação e aprendam. E isso é muito necessário na época da escolaridade das crianças”.

Durante a 1ª Tarde Literária, além das apresentações culturais baseadas em obras clássicas da literatura brasileira, alguns livros ficaram expostos para que as crianças pudessem ler no local.

Ariane Pepe, Coordenadora Pedagógica do CMEI Prof. José Maria Orreda, diz que as novas aquisições são um acervo cultural maravilhoso, e que devem haver mais investimentos como este na cultura e na educação. “É investir em vidas, na imaginação das crianças, e com certeza, vai ser muito bem usado. Há muito tempo não havia esse recebimento dessas obras tão diversificadas”, concluí a coordenadora.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.