Prefeitura de Rio Azul investe em capacitação

O município oferece cursos profissionalizantes para que futuramente tenha mão de obra qualificada e receba novas empresas

A Prefeitura de Rio Azul em parceria com o Sesi e Senai almeja qualificar seus cidadãos para que tenham um futuro promissor. Professor Nilo do Senai, veio de Curitiba para ministrar aulas do curso de mecânica de motocicletas.

O objetivo do curso é que os alunos conheçam a parte teórica e prática, aprendam o funcionamento do sistema de freios, suspensão e direção, assim como, a parte do motor da combustão interna. Os alunos estarão aptos a fazer a manutenção na motocicleta deles mesmos, ou trabalhar na oficina mecânica de motos.

A conclusão do curso de mecânica de motocicletas permite que os alunos ingressem no mercado de trabalho. O curso aconteceu em dois períodos, a turma da tarde teve 14 alunos; a turma da noite teve a carga horária dobrada, devido a procura foi necessário fazer duas turmas da noite, resultando em 80 horas; a faixa etária dos discentes é a partir de 14 anos.

“Eles tiveram um bom aproveitamento, fizeram muitas aulas práticas, tiveram a oportunidade de fazer como realmente acontece no dia a dia em uma oficina, inclusive fizeram uma parte de desmontagem do sistema de alimentação do motor, tanto com carburador, quanto com sistema de injeção eletrônica”, explica o professor.

Segundo relato de um dos alunos, durante o curso foi possível montar o motor da sua própria moto, percebeu a eficiência do aprendizado, seja profissional ou pessoal.

O prefeito Rodrigo Solda ressaltou a satisfação em ter alunos jovens que já se interessam por esse tipo de aprendizado. “A nossa proposta é ofertar conhecimento, para que lá na frente possa se transformar num trabalho, ou quem sabe um pequeno empresário lá no futuro”, destaca Solda.

A Prefeitura de Rio Azul está investindo em vários cursos para os munícipes, cerca de 200 pessoas estão se formando dentre sete tipos de cursos ofertados. O principal objetivo é que esta capacitação se torne um futuro emprego e que haja qualidade na formação destes profissionais.

Os cursos oferecidos foram: panificação, mecânica elétrica, corte e costura, entre ostros. Foi necessário trazer algumas estruturas físicas para que as aulas teóricas e práticas acontecessem. Carretas e ônibus do Senai adaptados como salas de aula, uma delas é a carreta do curso de panificação que conta com toda a estrutura necessária.

“Queremos nos preparar que logo teremos boas novidades, fazer com que a legislação seja atualizada para modernizar o município e assim as empresas venham para cá, já estaremos com mão de obra qualificada”, disse o prefeito.