Primeiro ponto de acesso público à internet é entregue em Irati

Ponto está localizado na praça Etelvina Andrade Gomes, conhecida popularmente como Praça da Matriz

Sthefany Brandalise e Secom Irati

Nesta quinta-feira (14), na praça Etelvina Andrade Gomes, mais conhecida como Praça da Matriz, aconteceu a entrega do primeiro ponto de acesso público à internet em Irati, que faz parte do programa Wi-Fi Paraná Inovador. O programa é desenvolvido pelo Governo do Estado e implementado por meio da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI).


O Wi-Fi Paraná Inovador visa proporcionar conectividade em municípios com desafios significativos de acesso à internet. Nessa etapa inicial, estão sendo implantados pontos de acesso em áreas estratégicas, como praças, prédios públicos e regiões periféricas da cidade, considerando a eficiência na localização e aproveitamento do sinal Wi-Fi.


Em Irati, o primeiro teste de conexão envolve a implementação de pontos de acesso na Praça da Matriz. Na sequência, mais pontos serão instalados nos pontos turísticos da cidade: Parque Aquático, Morro da Santa e CT Willy Laars.


O prefeito de Irati, Jorge Derbli, comemorou mais essa conquista para o município. “Irati foi uma das primeiras cidades a receber esse projeto, e realmente estamos muito satisfeitos com o avanço dessa rede de wi-fi grátis oferecida pelo Governo de Estado do Paraná, em cinco pontos da cidade. Incialmente, aqui na praça da Matriz, e futuramente em demais pontos turísticos da cidade. Reivindicamos já ao secretário o wi-fi nas escolas e nos postos de saúde, principalmente na área rural, pois hoje tudo depende do celular. Agradecemos ao Governo do Estado, ao governador Ratinho e ao secretário Marcelo Rangel por essa ação”, disse.


O secretário de Inovação, Modernização e Transformação Digital do Governo do Estado, Marcelo Rangel, esteve fazendo a entrega, e comenta sobre o que é o projeto Wi-fi Paraná Inovador. “O Wi-Fi Paraná trata-se de conexão gratuita para os cidadãos. É um projeto de extensão que leva wi-fi gratuito para as pessoas que precisam. E nós estamos fazendo de Irati um exemplo para o Paraná no início do projeto, pois é a segunda cidade que recebe, e queremos fazer com que ela se torne o modelo para outras cidades do estado”.


Marcelo também comenta que o prefeito Jorge Derbli foi um dos primeiros que assinou o protocolo para receber o programa. “O prefeito assinou o protocolo no início do projeto, e já colocou Irati como uma das primeiras cidades que poderiam receber o Wi-fi Paraná. E hoje com muita alegria fico feliz em saber que nós estamos fazendo os testes aqui, e isso vai fazer com que a gente aprimore os serviços. Vamos ouvir a população para saber se eles gostaram do projeto, se precisa de ajuste e qual o resultado alcançado”, disse.


Estima-se que o Paraná investirá de 20 a 30 milhões para garantir a conectividade Wi-Fi em todo o estado. “Já temos dentro da Celepar um contrato assinado para 600 pontos nos municípios, e já fizemos a solicitação para o avanço do wi-fi principalmente nas regiões mais carentes. Aqui em Irati o investimento foi mínimo, apenas na questão de infraestrutura, mas acredito que vamos fazer um investimento de 20 a 30 milhões no estado do Paraná para a conectividade wi-fi”, afirma o secretário.


O Wi-fi Paraná Inovador representa um passo importante na jornada rumo à inclusão digital e ao desenvolvimento sustentável do Paraná, colocando Irati como referência nesse processo de transformação digital. “Não tenho dúvidas de que isso vai ter uma repercussão muito positiva para a cidade. Nós estamos falando aqui sobre um ponto de wi-fi em uma praça, mas que tem uma repercussão em uma cidade toda”, finaliza Marcelo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.