Inovação digital: transformandosalas de aula em espaços tecnológicos

Nesta edição separamos sugestões de como a tecnologia pode ser usada em sala de aula

Sthefany Brandalise e Colégio Raízes

Na era digital em que vivemos, a tecnologia está presente em todos os aspectos de nossa vida, inclusive na educação. Nas salas de aula, a presença de dispositivos tecnológicos e recursos digitais está se tornando cada vez mais comum.


A tecnologia na educação, quando usada da forma correta, torna-se uma ferramenta indispensável para o desenvolvimento de crianças e adolescentes. Por meio dela, os alunos podem acessar conteúdos relevantes e mergulhar em um universo de novos conhecimentos.


Além disso, a tecnologia faz parte da nossa sociedade. Logo, auxiliar os alunos na compreensão das mais diversas ferramentas tecnológicas também contribui para que eles se preparem melhor para o futuro. Isso porque, a tecnologia escapa da ideia meramente recreativa e passa a ser vista como fonte de conhecimento, aprendizagem e informação.


Já pensou como seria utilizar a tecnologia na sala de aula para aprimorar o aprendizado das crianças? Além de ser um objeto de diversão, a tecnologia também pode ser um recurso valioso nas escolas. Ao abraçar essa realidade e incluir os recursos digitais na sala de aula, é possível tornar o aprendizado mais dinâmico e envolvente.


Ideias para usar a tecnologia na sala de aula
Existem várias maneiras de utilizar a tecnologia na educação para inovar e criar aulas mais didáticas e interativas. Cabe ao educador analisar as melhores alternativas de acordo com a faixa etária dos alunos e a matéria a ser lecionada.


Jogos Digitais – O processo de ensino-aprendizagem fica muito mais divertido quando feito através da aplicação das estratégias e metodologias dos jogos. Com jogos digitais que estimulam o raciocínio lógico, a dinâmica de erros e acertos, o aluno compreende com mais facilidade determinados conteúdos, se tornando mais participativo e interessado nas aulas.


Vídeos – No lugar de slides extensos, é possível explorar vídeos, filmes e outras produções audiovisuais para passar o conteúdo aos alunos. Exemplo disso são os filmes de contexto histórico ou vídeos de curta duração explicando os mais variados assuntos, desde o alfabeto até uma divisão celular. Essa estratégia pode até instigar os alunos a produzirem seus próprios vídeos caseiros, feitos através do aparelho celular.

Murais virtuais – Ainda, uma ideia muito interessante é a criação dos murais virtuais, onde os alunos podem exibir seus trabalhos. Isso pode ser feito em blogs ou então em uma comunidade fechada nas redes sociais, como Facebook e WhatsApp. As vantagens dessa prática são diversas, que vão desde a redução do uso de papel até a proatividade dos alunos em publicarem suas próprias tarefas. E, dependendo da plataforma utilizada para o mural, até mesmo os familiares podem ter acesso.


Pesquisa e estudo por mídias digitais – O uso da tecnologia na sala de aula permite que os alunos façam pesquisas em tempo real e encontrem informações atualizadas com facilidade. No entanto, é essencial que os professores orientem que o acesso seja feito apenas em fontes confiáveis.


Utilizar aplicações no âmbito das disciplinas – Outras das ideias para envolver os alunos em sala de aula são as aplicações específicas para as disciplinas. Existem diversas aplicações sobre as mais diversas áreas disciplinares, que podem e devem ser usadas como complemento e/ou apoio aos conteúdos trabalhados em sala de aula. Exemplo disso são os simuladores que permitem realizar experiências em ambientes virtuais sem qualquer custo e com total segurança, com possibilidade de alteração e análise de dados análise em tempo real.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.