Programa Frente de Trabalho beneficia pessoas em situação de vulnerabilidade em Imbituva

Leticia H. Pabis com reportagem de Kauana Neitzel

A Prefeitura de Imbituva lançou recentemente o Programa Frente de Trabalho, que possui o objetivo de contratar pessoas em situação de vulnerabilidade social para realizarem a limpeza das ruas do município. Por cada dia trabalhado, os contratados ganham R$ 100,00.

O projeto acontece em parceria com a Secretaria Assistência Social do município, as pessoas que tem interesse em se candidatar, devem procurar a assistente social para realizar o cadastro e, a partir de critérios pré-estabelecidos, os selecionados serão contatados. “Muitas pessoas que, às vezes, não conseguem um emprego ou estão passando por uma determinada dificuldade. Aqueles, também, que estão em situação de vulnerabilidade social, morando na rua, damos a oportunidade de eles nos ajudarem a deixar o município mais agradável. Nós temos um grande problema na limpeza urbana, questões culturais que nós precisamos amadurecer, mas precisamos tentar manter a cidade limpa, colocar o lixo nos locais corretos”, disse o vice-prefeito de Imbituva, Zaqueu Bobato.

As ruas de Imbituva têm um histórico de acumulo de sujeira e entulho e, segundo o vice-prefeito, o quadro de efetivos do município não consegue dar conta desta demanda. “Foi a assistência social que me ajudou, e ajudaram muito, eles disseram que iam arrumar um trabalho para mim e estou aqui trabalhando e muito feliz. A cidade precisava de limpeza, estava muito suja, o povo precisa respeitar mais, então vamos caprichar na cidade, para ela ficar limpinha e continuar assim”, contou a colaboradora do projeto, Tereza Aparecida Pontes da Luz.

O projeto não foi idealizado apenas com a Secretaria de Assistência Social, mas também com a Secretaria de Planejamento e a Secretaria de Infraestrutura, para que assim todo o material retirado das ruas possa ser recolhido e destinado corretamente.

“Não é um trabalho fácil, mas a assistência social também me ajudou, elas iam lá em casa e viam que eu precisava de um serviço e com esse projeto agora eu tenho esse trabalho que ajuda bastante. Eu pretendo continuar trabalhando aqui, porque tenho minhas crianças pequenas e só meu marido trabalhando não dava conta, e agora com esse serviço eu ganho um dinheirinho para dar o que meus filhos precisam”, relatou a, também, colaboradora, Solange Aparecida Correia.

Apenas na área central do município, foram recolhidas cerca de 20 caçambas de entulho nos primeiros dias de projeto. “Ainda precisamos trabalhar muito uma questão em Imbituva que é a conscientização, aquilo que não serve mais para mim, eu não posso simplesmente descartar e deixar como um entulho no espaço coletivo, eu preciso ter essa preocupação de descartar adequadamente”, completou Zaqueu.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.