Projeto da Patrulha Rural realiza melhorias nas estradas rurais de Irati

Este é o terceiro convênio feito para a readequação das estradas

Esther Kremer

O serviço da Patrulha Rural está no município de Irati e já finalizou o trecho da linha do Pinho que faz ligação com a estrada de Gonçalves Junior. O projeto é elaborado pelo Conder, em parceria com a Amcespar e o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (SEAB).

Os serviços feitos no local foram de cascalhamento, alargamento, abaulamento e bueiros, com um total de sete quilômetros. Este ano, o objetivo é concluir 22 km de readequação nas estradas rurais do município.

O prefeito de Irati, Jorge Derbli, esteve com o secretário de Viação e Serviços Rurais, Amarildo José Polo, vistoriando as obras nas estradas. Segundo Derbli, este é um importante trabalho para o município, visto que, muitos locais precisam destas melhorias.

“Todo ano é escolhido um trecho diferente, já estamos no terceiro com a Patrulha Rural, todo ano é feito um levantamento das estradas que mais precisam e como nesta, como havia uma dificuldade e era estreita, foi escolhida, mas temos outras também que necessitam de um trabalho como o que foi feito. Uma estrada mais larga, com mais segurança para as pessoas e os veículos trafegarem”, disse.

Jorge explica que todo o serviço é feito para que possa durar vários anos sem manutenção frequente e que o trabalho é de extrema qualidade. “Quero parabenizar o Conder e a Amcespar que atuam com esse serviço e beneficiam todos os municípios. O serviço é sempre de muita qualidade, em todos os locais por onde a Patrulha passa”, disse.

O secretário de Viação e Serviços Rurais, Amarildo José Polo, explicou como é feito o trabalho nas estradas. Segundo o mesmo, o primeiro passo é feito pela escavadeira hidráulica que limpa toda a vegetação em volta da estrada, juntamente com a esteira. Depois, a patrola faz o alargamento da estrada, os caminhões cedidos pelas prefeituras fazem o cascalhamento e por fim, outra patrola utiliza o rolo para a compactação da estrada.

Amarildo diz que estão tendo uma grande aceitação por parte da população. “A comunidade está aceitando muito bem, as vezes acontecem algumas reclamações, mas depois de ver o serviço pronto e bem feito, aceitam melhor”, disse.

A Patrulha começou os trabalhados no dia 10 de janeiro, com pausa de uma semana, por causa da chuva, a previsão é que em 60 ou 90 dias consigam terminar os 22km propostos.