Projeto “Histórias Contadas e Cantadas”: estimulando a imaginação e desenvolvimento infantil

Sthefany Brandalise e Cmei Raio de Luz

As professoras do Cmei Raio de Luz, Rita K. de Andrade e Veridiana Prestes, realizaram o projeto “Histórias Contadas e Cantadas através de um teatro de fantoches em lata de leite, confeccionadas pelas mesmas, com a turma do Infantil 1. A contação de histórias é uma forma lúdica de transmissão de conhecimentos e um poderoso estímulo à imaginação, se destacando como um importante aliado da educação infantil.

O contador é aquela figura que atrai a atenção das crianças, porque apresenta a história de uma forma diferente da usual, usando a voz e o corpo para dar vida às histórias que narra, permitindo que a criança se identifique e seja capaz de expressar sentimentos como alegria, amor, medo, etc.

As rodas de histórias envolvem as crianças e permite a exploração dos personagens, fantoches, suas características físicas. Trabalhando as expressões e o sons que os animais produzem, um exemplo é a história cantada na lata do “Sitio do seu Lobato”.

Segundo as professoras, “as histórias cantadas proporcionam às crianças o desenvolvimento da atenção, a interação, a memorização das cantigas e a concentração. Essa prática é muito importante, pois promove desenvolvimento cognitivo e social na criança, melhorando suas capacidades de comunicação, a fala e a expressão corporal, representando uma fonte rica de estímulos”, observam.

O projeto foi trabalhado nos campos de aprendizagem do Referencial Curricular do Paraná: “Traços, sons, cores e formas “ e “Corpo, gestos e movimentos”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.