Recape asfáltico melhora mobilidade na área rural de Prudentópolis

Região de Jaciaba e Ligação recebe 1200m de manutenção asfáltica

Daniela Valenga

A prefeitura de Prudentópolis, através da Secretaria de Transportes e Infraestrutura, iniciou a obra de recape asfáltico na região de Jaciaba e Ligação, na manhã do dia 24 de janeiro. A previsão é que as obras sejam entregues na metade do mês de fevereiro, se não houver impedimentos causados pelo clima. O recape está sendo realizado com recurso próprio do município. O investimento é de R$800 mil.
O prefeito de Prudentópolis, Osnei Stadler, descreve a obra como uma conquista para a cidade. “Estávamos com ela planejada desde o final do ano passado e conseguimos iniciar já em janeiro”, fala. Stadler ressalta a importância que a obra representa para as comunidades: “É uma maior segurança e qualidade na locomoção de todos que necessitarem passar pelo local”.

“É uma maior segurança e qualidade na locomoção de todos que necessitarem passar pelo local” – Prefeito Osnei Stadler

O Secretário Municipal de Obras, Eliseu, relata que o recape do asfalto nas regiões era uma necessidade dos moradores. “O asfalto é antigo e devido ao clima e ao passar do tempo, ele começou a rachar e fazer buracos”, explica. O secretário também lembra que as regiões são agricultoras e, por isso, caminhões e máquinas pesadas sempre passam pelas estradas. “Por esses motivos, havia a necessidade de aperfeiçoar esses dois trechos para simplificar, otimizar o tempo e trazer mais segurança para os moradores das regiões”, aponta.
Segundo o fiscal da obra, a primeira etapa consiste em realizar o “rachão”, ou seja, a manutenção dos pontos que tiveram umidade abaixo da pavimentação asfáltica, fazendo com que o asfalto cedesse. A etapa seguinte é a limpeza no entorno do asfalto para que seja possível realizar o recape.
Após o término das obras na região de Jaciaba e Ligação, será realizado um novo projeto para recape asfáltico na região urbana de Prudentópolis. Ainda não há previsão de quais serão as vias contempladas.