Região faz doação expressiva ao Rio Grande do Sul

Até o momento do fechamento desta edição, foram contabilizadas mais de 300 toneladas de doações

Esther Kremer

As recentes enchentes que assolaram o estado do Rio Grande do Sul deixaram centenas de famílias desalojadas e em grave situação de vulnerabilidade. Diante desse cenário, os municípios da região, em um ato de grande solidariedade, arrecadaram mais de 300 toneladas de donativos que serão enviados ao estado.


Diversos pontos de comércio, instituições de ensino, órgãos governamentais e entidades religiosas têm se mobilizado para oferecer auxílio às vítimas. As mais de 300 toneladas estão divididas entre esses setores, muitos caminhões enviados não passaram pelo Corpo de Bombeiros, como é o caso do município de Ivaí, que enviou dois caminhões para o RS.


SITUAÇÃO
A situação no Estado do Rio Grande do Sul piora a cada novo dado divulgado. Atualmente, até o momento de publicação desta matéria, são: 107 mortes; 136 desaparecidos; 374 feridos; dos 497 municípios do estado, já são 428 afetados; 232,6 mil pessoas fora de casa, desse total, são 67.563 em abrigos e 165.112 desalojados; já são cerca de 1.482.006 milhão de pessoas afetadas pelo desastre.
Devido a esta situação alarmante, a falta de água e de comida no estado, o Brasil todo está mobilizado na Campanha SOS Rio Grande do Sul. Com caminhões carregados com diversas toneladas de donativos, a população tem feito cada vez mais em prol da solidariedade.


O major do Corpo de Bombeiros de Irati, Jorge Augusto Ramos, explica que há uma campanha oficial do Estado, lançada pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e o Governo do Estado, com participação da primeira-dama, Luciana Saito Massa. “Todos os quartéis do Corpo de Bombeiros e quartéis de Brigada Comunitária estão abertos como ponto de arrecadação. Está é a campanha inicial e oficial do Governo, mas observamos que há muito mais nas cidades e estamos orientando que estas arrecadações, que estão sendo feitas em todos os pontos, para que nos enviem e nós faremos a centralização desta coleta e, então, encaminharemos a Coordenadoria, que vai enviar ao RS”, explica.


NA REGIÃO
Apenas na região da Amcespar e municípios como Ivaí e São Mateus do Sul, já foram arrecadadas mais de 300 toneladas de doações, entre elas, produtos de higiene, alimentos, cobertores, roupas, calçados, colchões e, principalmente, água.


O município de Teixeira Soares teve uma ação expressiva e encaminhou para o Rio Grande do Sul, um caminhão-pipa para auxiliar na distribuição de água e um caminhão caçamba para ajudar na retirada de entulhos. Ambos com um motorista e um auxiliar, além de um funcionário socorrista com especialização em resgate em selva.


Campanhas de arrecadações na cidade estão fazendo a diferença. Em Irati, o empresário André P. Vicente, sócio proprietário da danceteria Park Dance, realizou o Baile Solidário SOS Rio Grande, com a entrada sendo 1kg de alimento e também está sendo ponto de coleta. “A situação é muito mais séria e grave do que está sendo mostrado na mídia. É um caos total, cena de guerra mesmo, cidades 90% comprometidas, então, toda a ajuda é bem vinda”, disse.


Lojas como a Afubra também estão fazendo parte da Campanha e sendo ponto de coleta. O gerente das lojas em Irati e Imbituva, Lázaro Bock, falou sobre a situação. “Milhares de pessoas estão precisando de ajuda. Essas doações não são para a Afubra e sim para nossos amigos. Se você quer fazer a diferença nessa situação do Rio Grande, essa é a hora”, disse.


O Moageira Irati também está fazendo sua parte e doando trigo para que sejam feitos pães e distribuídos entre as pessoas que estão desabrigadas e precisando de alimentos. Outras empresas, como o Super Ivasko, fizeram promoções de água, pelo valor de R$ 1,00, para que a população pudesse adquirir e fazer a doação, também, o Grupo destinou um de seus caminhões para o Corpo de Bombeitos. A distribuidora Uliana também colocou o valor da água a preço de custo para que a população compre em grande quantidade e doe.


VOLUNTÁRIOS
A comandante do Corpo de Bombeiros, capitã Carla Spak, está na linha de frente das arrecadações e falou sobre a ação. “Toda a região está doando, existem município que não possuem os quartéis, mas nós estamos trazendo para onde tem as sedes dos bombeiros e estamos organizando os caminhões para levar as doações até Curitiba, no galpão da Defesa Civil Estadual ou, quando fecha a carga, diretamente para o Rio Grande do Sul”, disse.


As arrecadações vão até o dia 22 de maio (quarta-feira), mas com o grande volume de doações, fica difícil a separação de todos os produtos, apesar das equipes de bombeiros estarem sendo designadas para estas funções, diversos civis estão se voluntariando para ajudar neste momento de solidariedade.


Em São Mateus do Sul, alguns voluntários conversaram com a Folha de Irati sobre a ajuda e pedem para que a população se engaje ainda mais e compareça até o Corpo de Bombeiros. “O amor ao próximo nos motivou, assim como nós estávamos a um tempo atrás nesta situação, eles ajudaram e, agora, nós estamos retribuindo”, disse um deles. “A gente precisa doar, essas doações precisam continuar mais, porque depois que baixar a água vai ser difícil também. Precisamos ajudar e incentivar os outros a ajudar também”, reforça outro.


Em todos os quartéis do Corpo de Bombeiros, os voluntários serão bem-vindos. “Eu parabenizo toda a região do nosso 10º SGBI, porque todos os municípios aderiram a esta Campanha e estão acontecendo muitas doações. A gente faz um apelo para a população, para que continue e juntem-se a nós”, finaliza.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.