Retorno do ano letivo acontece na próxima semana em Teixeira Soares, com novidades aos alunos e docentes

Projeto Literário e de educação fiscal estão entre as novidades. Aulas retornam na próxima quarta-feira (05)

A Secretaria de Educação de Teixeira Soares, a cada ano, vem realizando importantes atividades no município para desenvolver cada vez mais a aprendizagem de seus alunos. Os profissionais trabalham para garantir o acesso de toda população à vida escolar, sejam crianças, jovens ou adultos, além de também buscar propiciar condições para o desenvolvimento integral do educando.

Atualmente, a rede conta com seis escolas e três Centros de Educação Infantil, com aproximadamente 1100 alunos. Além do que é trabalhado em sala de aula, outros projetos são realizados pela secretaria, em parceria com outras instituições, como o Proerd, Esporte e Cidadania na Escola, Campo Limpo – Programa de resíduos sólidos e coleta seletiva e Agrinho. Em 2020, a Secretaria de Educação desenvolverá duas atividades inéditas: projeto literário e de educação fiscal. “Quanto aos projetos que serão desenvolvidos pela Secretaria Municipal, ressalta-se que o trabalho com projetos amplia as possiblidades de construção do conhecimento e estimula o trabalho coletivo entre alunos, professores e comunidade escolar”, salienta a Secretária de Educação de Teixeira Soares, Simone Baumel Tullio.

A administração tem atuado também para buscar melhorias aos colaboradores da pasta, sendo que, recentemente, foi anunciado um reajuste de 12,84% no salário para todos os professores, conforme o Piso Nacional do Magistério e será implantada a sexta hora- atividade aos docentes. “ Acredito que dentre essas ações está o comprometimento com a educação e a valorização do professor, desenvolvendo políticas públicas na educação que tem como princípio a melhoria do ensino”, completa Simone.

O retorno às aulas acontece na próxima quarta-feira (05) e o calendário já foi definido, sendo que o encerramento letivo ocorre no dia 18 de dezembro. Durante o período letivo, todos os alunos devem receber um kit completo de uniforme escolar.

Projeto Literário

Cada escola escolherá uma obra literária e realizará várias atividades relacionadas ao tema. Para o encerramento, será realizada uma apresentação cultural em um evento com a participação de todas as instituições de ensino.

Educação Fiscal

O objetivo do projeto é incentivar e conscientizar os alunos a solicitar cupom fiscal, revertendo assim recursos ao município. O cupom fiscal é um documento autorizado e controlado pelo município, de emissão obrigatória quando das vendas de mercadoria ou da prestação de serviços, devendo ser preenchido pelos comerciantes, industriais ou prestadores de serviços pelo valor correto da operação.

A secretaria ainda está estudando possibilidades de premiar os alunos que recolherem mais cupons ao longo do ano, gerando assim uma motivação à coleta.

Transporte universitário

Outro serviço que é disponibilizado pela administração é o transporte universitário, sendo: um ônibus durante o dia para Irati; dois ônibus a noite para Irati; dois ônibus a noite para Ponta Grossa, além de uma linha disponibilizada para Castro e Palmeira aos estudantes de curso Técnico Agrícola, levando-os segunda-feira e buscando-os na sexta- feira. Ao todo, a Prefeitura de Teixeira Soares, auxilia cerca de 250 alunos no deslocamento para as devidas instituições de ensino.