Rodeio Nacional traz FENART, o maior espetáculo de cultura gaúcha para Irati

Kauana Neitzel, com informações CBTG

“Tradição e cultura”, estas palavras podem definir o que será o Rodeio Nacional 2023, que irá acontecer nos dias 20, 21, 22 e 23 de julho, no CT Willy Laars, em Irati. O Nacional é formado por três eventos: o 15º Festival Nacional de Arte e Tradição Gaúcha (FENART); o 20º Rodeio Crioulo Nacional de Campeões e o 10º Jogos Tradicionalistas.


O evento busca manter as tradições e a valorização da cultura, o FENART é um exemplo disso. O Festival é uma competição artística promovida pela Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG) e consiste num concurso entre os Movimentos Tradicionalistas Gaúchos e Federações regularmente filiados à CBTG, através da disputa de um conjunto de provas realizado bienalmente.


O FENART é um concurso de provas individuais e coletivas, abordando sobre cultura brasileira e tem a essencialidade na valorização e na promoção da cultura gaúcha, preservação e promoção das artes, das tradições e do folclore e se desenvolve através de sete modalidades, sendo elas: Danças Tradicionais; Danças Tradicionais Campesinas; Chula; Música; Causo e Declamação; Danças Birivas; Dança de Salão.


O Festival tem por fim promover e valorizar a Cultura Brasileira, através da promoção da Cultura Gaúcha, integrar o Movimento Cultural Gaúcho, em nível nacional, promover o intercâmbio sócio-cultural entre as Entidades Concorrentes, a CBTG, os associados participantes e as culturas regionais, divulgar e projetar a cultura gaúcha e regional no cenário nacional, valorizar os recursos humanos, militantes do Movimento Tradicionalista Gaúcho Brasileiro, na forma deste Regulamento, fortalecer a política cultural da CBTG.


No mês de junho (08) foi realizada uma reunião online da CBTG, com a presença do diretor geral, Mauro Geraldo e diretor artístico da CBTG, Luciano Ricardo Fleck, juntamente com os presidentes dos MTG’s, representes, diretores e vice-presidentes artísticos. Nesta oportunidade foi realizado o sorteio da ordem das apresentações dos respectivos MTG’s nas competições do 15º FENART.


Na oportunidade, o diretor Luciano fez alguns apontamentos sobre as inscrições e o andamento das apresentações no FENART, pontuando ainda sobre alguns ajustes na programação, já disponível no site do Nacional. “A CBTG reitera que todos os esforços para a organização do evento estão sendo feitos em conjunto com os organizadores e anfitriões do evento (MTG/PR e Prefeitura de Irati/PR), no sentido de poder receber de maneira satisfatória todos os participantes e visitantes de nosso grande evento”, diz Luciano.


O Rodeio Crioulo Nacional de Campeões compreende uma competição de provas campeiras, próprias do Movimento Tradicionalista Gaúcho, destinadas à valorização das tradições gaúchas, em nível nacional. Está área compreende as provas de laço, que vão desde o mirim até o veterano, podendo ser individual, dupla ou até mesmo em equipe. De acordo com a programação, o laço se inicia às 15h da quinta-feira (20) e segue até no domingo (24).


Na parte esportiva, que são os Jogos Tradicionalistas, temos os jogos de Bolão na sexta-feira (21) e no sábado (22) os jogos de Bocha.

Para além das competições, a parte visual do evento também foi planejada, “quando elaboramos o design da marca, pensamos numa nova maneira de representar um dos símbolos conhecidos da tradição gaúcha: a cuia. Precisávamos atender ao pedido de algo inovador sem perder a identidade”, explica Paulo Gomes, da Agência Siga Marcas, quanto da criação da marca do Nacional (imagem que ilustra o fundo desta página).

“O sinal gráfico que encabeça a logomarca representa no seu conjunto uma cuia, símbolo da integração tradicionalista. Nos segmentos estão representados os elementos do chimarrão e as três Invernadas, sendo o segmento verde: a erva e a Invernada Campeira; segmento vermelho: a água quente, a bomba e a Invernada Artística; segmento amarelo ouro: o acabamento da cuia e a Invernada Esportiva; segmento círculo laranja: o sol que ilumina a todos. Ou seja, a invernada cultural que é o principal departamento das entidades tradicionalistas, e a cabeça de uma pessoa que está dançando, declamando, cantando, trovando, laçando ou jogando. Chegamos no resultado considerado excelente, superando as expectativas do cliente com 100% de aprovação”, finalizou Paulo.

Foto: Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha


O presidente do MTG-PR, José Haroldo, fala que o Rodeio Nacional é o grande encontro dos tradicionalistas. “São reunidas todas as seleções, os melhores grupos de danças, de música, da parte artística. Também os melhores competidores da parte esportiva, além de atrações culturais, com exposições de fotos, palestras, entre outros”.


“O Rodeio Nacional vai trazer pessoas de vários estados, que estarão hospedados na nossa cidade, comprando em nossas lojas, em nossos mercados, restaurantes. Nossa economia vai movimentar nesse período. Não será um evento iratiense e sim paranaense”, explica o prefeito de Irati, Jorge Derbli.
São esperados mais de 10 mil participantes para provas artísticas, campeiras e esportivas, o que deve movimentar o município e sua economia, para além das pessoas do próprio município e da região.


O Rodeio Nacional 2023 é promovido pela Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG) e Movimento Tradicionalista Gaúcho do Paraná (MTG-PR), com organização da 6ª Região Tradicionalista e Prefeitura Municipal de Irati. Toda a programação pode ser acompanhada no site oficial do Nacional: https://www.nacional2023.com.br/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.