Secretaria de Saúde de Rio Azul está reformando espaço da Farmácia Central

Esther Kremer

O município de Rio Azul segue investindo na saúde da população e pensando em melhorias, a Saúde está reformando a Farmácia Central do município, que fica localizada na própria sede da Secretaria. O recurso para a obra é do fundo IOAF (Incentivo à Organização da Assistência Farmacêutica) devido a boa alimentação de dados e a logística de trabalho da equipe farmacêutica da cidade.


A reforma está acontecendo devido à grande demanda atendida no município, Rio Azul realiza cerca de dois mil atendimentos ao mês e o espaço ficou pequeno para atender a população e também para o armazenamento dos medicamentos. Ao todo, de forma mensal, o município dispensa, aproximadamente, 350 mil unidades de remédios entre comprimidos, xaropes, injetáveis, medicamentos voltados para doenças crônicas, antibióticos e os ansiolíticos, que são os mais entregues.


Segundo a secretária da pasta, Cristiana Schvaidak, o espaço vai ser completamente readequado, onde haverá uma entrada própria para a farmácia e a população não ter a necessidade de entrar na Secretaria para buscar a medicação. “Tudo para melhorar a logística da população, mas também para acondicionar de forma melhor os medicamentos”, disse.

O prefeito Leandro Jasinski também comentou sobre a reforma e disse que “investimos muitos recursos na saúde para melhor atender ainda melhor a população. A saúde de Rio Azul trabalhando cada vez mais para trazer uma melhor comodidade na hora que a população mais precisa. Parabéns para a secretária Cristiana e a todos os profissionais que atuam na saúde”.


Devido ao grande fluxo de remédios entregues de forma mensal, o Consórcio Paraná Saúde descentralizou a entrega em Rio Azul, ou seja, diariamente a Secretaria recebe os medicamentos direto no município. “Isso é muito bom, pois não precisamos nos deslocar até outra cidade para pegar os medicamentos necessários, era muito complicado ir e voltar sempre, para nós é muito bom”, comenta Cristiana.


ATENDIMENTO FARMACÊUTICO


Segundo a secretária, o município possui três farmacêuticas que trabalham em prol da comunidade. Duas delas ficam na Secretaria de Saúde, na Farmácia Central, onde presta toda a assistência farmacêutica necessária. A outra profissional é responsável pelo atendimento na Farmácia Móvel da cidade. “É uma inovação muito grande e ela trabalhar percorrendo todo o interior do município, levando medicamentos de hipertensão, diabetes e problemas cardíacos. Recentemente, ela começou a realizar a assistência farmacêutica, que é um atendimento individualizado e humanizado, onde o paciente traz o seu medicamento, os exames e a profissional acompanha e orienta o paciente, temos o máximo de cuidado orientando a população tanto na cidade quanto no interior”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.